Listas do Chega às Eleições Legislativas de 2025 |
Círculo |
Candidatos
(os novos na lista estão a negrito) |
Lisboa
(elegeu 11
em 48 possíveis)
+ 2 eleitos
que 2024 |
- André Claro Amaral Ventura – Ex-dirigente do PSD. Condenado por segregação racial pelo Supremo Tribunal. Segundo artigo publicado na revista Sábado “Já foi corrupto”. Está a ser investigado por incitamento ao ódio devido às suas declarações a propósito da morte de Odair Moniz.
- Rui Paulo Duque de Sousa – Ex-Aliança e ex-líder da ilegal Comissão de Ética do Chega que meteu dezenas de militantes de castigo. Respondeu em tribunal por alegadamente ter falhado o pagamento da pensão de alimentos devida a um filho menor com deficiência.
- Marta Sofia Martins da Silva – Em 2024 também se chamava Trindade.
- Pedro Manuel de Andrade Pessanha Fernandes – Expulso do CDS e participou em vários negócios do ex-BES Angola.
MP continua a investigar a denúncia de ter violado uma jovem de 15 anos.
- Ricardo Dias Pinto Blaufuks – Também conhecido como Ricardo Regalla Dias, “como aparece identificado em diversos locais oficiais, sem que corresponda ao seu nome verdadeiro”, monárquico, tem a mãe no Conselho de Jurisdição do partido e dívida de quase 15 mil euros na Lista Pública de Execuções desde 2019.
- Felicidade Maria da Silva Santos Vital de Alcântara
- Bruno Miguel de Oliveira Nunes – Ex-autarca eleito na lista do PPM, deputado do Chega eleito por Setúbal em 2022. Acusado de ter deixando um rasto de dívidas e bens penhorados. Acusado de ter agredido em 2022 numa reunião do grupo parlamentar outro deputado do Chega, Gabriel Mithá Ribeiro.
- José Manuel Pombinho Barreira Soares – Acusado de nepotismo pelo Presidente de Câmara. Acusado de tentar agredir um deputado municipal do PSD.
- Patrícia Isabel Morgado de Almeida – Era a nº 11 na lista de candidatos de 2024. Assessora do Chega. Deputada Municipal do Chega Loures.
- Madalena Simões Cordeiro – Era a nº 8 em 2024.
- Rui Miguel Candeias Cardoso – Membro da Juventude Chegana. Assessor do Chega. Em 2021 quando Rita Matias questionou a educação sexual em livro infantil criticou a escolha de um casal inter-racial para a ilustração.
. Como não podia fugir à regra também é divulgador de Fake News, como no caso da montagem do panfleto da Vida Justa, onde juntaram a imagem com a frase “Portugueses daqui para fora”, que nunca fez parte desse manifesto.
|
Porto
(9 em 40)
+2 eleitos |
- Rui Pedro da Silva Afonso – Confrontos físicos com outro dirigente do partido no parlamento. Tentativa de agressão a militante.
- Diogo Velez Mouta Pacheco de Amorim – Ex-MIRN e ex-organização terrorista MDLP. Foi candidato do Chega em Cascais. Teve ordenado do partido penhorado por dívida de 15 mil euros.
- Maria Cristina Pacheco Rodrigues – Ex-deputada PAN eleita por Setúbal.Arguida e acusada de ter eliminado indevidamente emails de dirigentes do PAN. Ex-ativista anti-touradas, ex-defensora da causa LGBT+, ex-defensora do direito ao aborto.
- José António Ribeiro Carvalho – Professor de história, autor de vários livros religiosos e sobre Salazar, defensor de Trump.
- Marcus Vinicius Teixeira Soares dos Santos – Detido duas vezes nos EUA por imigração ilegal. Imigrante brasileiro, bolsonarista, transfobico assumido e comparado aos “morenazis”. Criticou André Ventura por ter contratado a ex-deputada do PAN que agora está à sua frente nesta lista.
- Sónia Cristina de Sousa Monteiro
- Patrícia Isabel Ferreirinha do Nascimento – Enfermeira.
- Raúl Gabriel Palha de Bessa Melo – Era 7º em 2024 – Acusado de ameaçar fisicamente nas redes sociais um ex-candidato a líder do Chega.
- Idalina Maria Moreira Costa – Advogada.
|
Braga
(5 em 19)
+1 |
- António Filipe Dias Melo Peixoto – Ex-CDS, antes de ser eleito deputado tinha uma dívida de cerca de 80 mil euros na Lista Pública de Execuções, que neste momento já não existe, teve o vencimento de deputado penhorado por colégio católico, foi acusado de xenofobia e de mentir a um juiz.
- Rodrigo Santos Alves Taxa – Foi contratado para o gabinete do PSD Loures liderado por André Ventura em 2018, o seu nome surge no processo Tutti-frutti, líder do Conselho de Jurisdição do Chega.
- Vanessa Cláudia Nogueira da Rosa Pereira Barata
- Carlos Alberto Barbosa Vieira Pinto – Acusado de “Terrorismo Político” por se ter apoderado da conta de Facebook e de ser trapaceiro.
- Lina Raquel Maia Pinheiro – Dirigente da Juventude Chegana, de Famalicão.
|
Setúbal
(6 em 19)
+2 |
- Rita Maria Cid Matias – Filha do assessor do Chega, Manuel Matias do extinto Partido Pró-Vida. Conhecida também devido à quantidade de Fake News denunciadas pelo Polígrafo. Acusada de Plagiar um discurso da Giorgia Meloni da Fratelli d’Italia, e mais recentemente o discurso de Javier Milei.
- Patrícia Alexandra Martins de Carvalho – Acusada de ter sido “jornopropagandista” a favor de André Ventura antes de passar a dirigente nacional do Chega.
- Nuno Miguel da Costa Gabriel
- Daniel Madeira Caetano Batista Teixeira
- Cláudia Sofia Sebastião Estêvão – Enfermeira, casada com Afonso Brandão, candidato do Chega à Câmara Municipal de Palmela, gestor logístico na Visteon.
- Ricardo Lopes Reis – Membro da da direção nacional da Juventude Chegana. Assessor do Chega, que saudou a morte de Odair Moniz por um agente da PSP “Menos um criminoso… menos um eleitor do BE”. Está a ser investigado pelo MP por incitamento ao ódio devido às suas declarações.
|
Aveiro
(4 em 16)
+1 |
- Pedro Saraiva Gonçalves Santos Frazão – Era o 1º de Santarém. Condenado no tribunal de Cascais por Fake News e envolvido em várias polémicas.
Alvo de queixa crime por parte de José Manuel Pureza a quem acusou de pedofilia e da Associação de Mulheres Juristas por linguagem usada contra Joacine Katar Moreira. Membro da Opus Dei.
- Maria José Gomes de Aguiar – Presidente da mesa da distrital é casada com o líder da mesma distrital, acusado de ter sido condenado por violência doméstica.
- Armando Carlos da Silva Grave
- Pedro Miguel Tavares dos Santos – Secretário da Comissão Política Distrital Aveiro. No seu perfil de Facebook manifestou-se contra a vacina para a covid-19 ou as medidas de proteção recomendadas durante a pandemia, como o uso de máscara.
|
Leiria
(3 em 10)
+1 |
- Gabriel Sérgio Mithá Ribeiro – Ex-PSD, defendeu que o Racismo deixou de existir, afirmou depois ter sido vítima de Racismo e Xenofobia. esteve ainda ligado a outra polémica depois de chamar “feminazi” e “diabólica” à deputada do PS Isabel Moreira, num texto publicado nas redes sociais. A Comissão Parlamentar de Transparência concluiu que Mithá Ribeiro violou o Código de Conduta dos Deputados.
- Luís Paulo Pereira Fernandes – Ex-autarca eleito nas listas do PSD, Líder da Distrital. Acusado de ter feito desaparecer 236 certidões de outro candidato do próprio partido à Câmara Municipal de Leiria, Narciso Fabião.
- Cristina Maria Vieira Henriques – Médica. Anunciada como candidata do Chega a presidente de Câmara Municipal de Óbidos.
|
Coimbra
(2 em 9) |
- Paulo Jorge Rodrigues Nogueira Seco – Líder da Distrital. Acusado de provocar ambiente agressivo que motivou o abandono do partido de vários dirigentes. Era o 4º na lista de 2024 mas passou a cabeça de lista este ano.
- Eliseu da Costa Neves (ex-PS)
|
Santarém
(3 em 9) |
- Pedro Alexandre Arrabaça da Silva Oliveira Correia – Pastor da Nova Aliança Igreja Cristã, apoiante de Trump e Bolsonaro – Era 2º na lista de 2024. Membro da Opus Dei.
- José Frederico Abecassis Dotti – Ex-CDS. Acusado de “terrorismo político”, ameaças e aplicação de represálias, pelo ex-vice presidente da distrital.
- Catarina Rita Ferreira Girão Salgueiro da Costa – Era 5ª na lista de 2024.
|
Faro
(4 em 9)
+1 |
- Pedro Miguel Soares Pinto – Ex-CDS, ex-promotor de touradas, esteve envolvido em várias polémicas, acusado de insultar e agredir árbitros num jogo sub-16, e de ameaçar assessor do PS. Está a ser investigado por incitamento ao ódio devido às suas declarações a propósito da morte de Odair Moniz.
- João Paulo da Silva Graça – Líder da distrital.
- Sandra Margarida de Melo Pereira Ribeiro
- António Ricardo Correia Moreira – Empresário.
|
Viseu
(2 em 8) |
- João José Rodrigues Tilly – Ex-PSD, conselheiro nº 1, anti-vacinas do covid que depois se vacinou, atacou o presidente da Ucrânia a quem acusou de estar a prolongar a agonia do seu povo. Acusado de difamação por parte de fundadora do Chega, aceitou pagar indemnização – 1/4 do pedido – para não ir a julgamento.
- Bernardo Cappelle Homem Caldeira Pessanha – Assessor do Chega e editor do jornal do partido. Membro da Opus Dei.
|
Viana do Castelo
(1 em 5) |
- Eduardo Alexandre Ribeiro Gonçalves Teixeira – Foi um dos deputados do PSD investigado por falsas presenças.
|
Madeira
(1 em 6) |
- Francisco Manuel de Freitas Gomes – Ex-deputado do PSD entre 2011 e 2014, foi dispensado em 2020 do gabinete do secretário regional de Turismo e Cultura, em 2022 ficou aliviado com derrota de aliada de André Ventura. Acusado de ser o maior parasita na sociedade madeirense.
|
Açores
(1 em 5) |
- Ana Maria Lourenço Martins – N.3 da lista, foi colocada nesse lugar por falta de experiencia, mas 3 dias depois aparentemente resolveu esse problema e passou à frente do cabeça de lista (Francisco Gabriel Meneses de Lima) e da N.2 (Olivéria de Lurdes Cabral dos Santos)
Nota: Foi notícia no dia a seguir às eleições, que o deputado eleito pelos Açores, Francisco Gabriel Meneses de Lima, empresário açoriano do setor dos produtos químicos, foi acusado de beneficiar de uma proposta que ele próprio fez sobre glifosatos.
|
Vila Real
(1 em 5) |
- Maria Manuela Pereira Tender – Ex-PSD afastada da lista de deputados em 2019. Foi considerada suspeita no caso das “presenças fantasma dos deputados“.
|
Castelo Branco
(1 em 4) |
- João Filipe Dias Ribeiro – Teve empresa declarada insolvente pelo Tribunal de Castelo Branco.
|
Beja
(1 em 3) |
- Rui Celestino dos Santos Cristina – Era o 1º em Évora. Ex-deputado do PSD, fez parte com André Ventura da lista a conselheiros do PSD liderada pelo “Sócio” da Investigação “A Conspiração” do processo Tutti Frutii.
|
Bragança |
(0 em 3)
|
Évora
(1 em 3) |
- Jorge Manuel de Valsassina Galveias Rodrigues – Era o nº 1 em Aveiro – Apanhado em Fake News, por publicar um vídeo sobre a polícia a fugir de “desordeiros imigrantes” em 2023, que afinal eram negacionistas do Covid em 2020.
|
Guarda
(1 em 3) |
- Carlos Nuno Gomes e Simões de Melo
|
Portalegre
(1 em 2) |
- João Ferreira Lopes Aleixo – Presidente da Mesa da Convenção e do Conselho Nacional. Substituiu desde fevereiro, Nuno Pardal, acusado de prostituição de menores, como deputado municipal em Lisboa.
|
Europa
(Podem ser eleitos 2) |
(será atualizado)
- José Dias Fernandes – Ex-apoiante do CDS. Expulso 2 vezes de França por ser imigrante ilegal e ajudou “centenas” de imigrantes ilegais.
- Maria Edite Pinto Teixeira
|
Fora da Europa
(Podem ser eleitos 2) |
(será atualizado)
- Manuel Magno Alves – Ex-candidato do PSD pelo mesmo círculo. Após acordo judicial entregou o seu apartamento no Brasil para pagar uma dívida de cerca de 50 mil euros de uma empresa sua que fechou portas.
- João Júlio Janela Baptista da Silva
|
Leave a Reply