Cheganos Oficiais, Últimas Notícias

Ministro da Educação não poupa o programa do Chega que não diz “Nada” sobre as carreiras dos professores e vira as costas à Escola Pública

Para tentar apanhar a boleia dos protestos dos sindicatos de professores, o Chega requereu a marcação de um debate de urgência na Assembleia da República sobre “greves e reivindicações dos professores”, debate que se realizou hoje e contou com a presença do ministro da Educação. Na sua primeira intervenção, João Costa respondeu a André Ventura:

Vimos a este debate a requerimento de um partido, o Chega, cujo programa eleitoral fui ler com interesse. O programa com que o Chega se apresentou nas últimas legislativas diz o seguinte sobre as carreiras dos professores: nada, rigorosamente nada.
É, pelo contrário, um programa que volta a afirmar a vontade de fazer da escola pública apenas uma oferta. Com o explícito e bem referido propósito de desviar dinheiros públicos para a escolas privadas, como já se fez no passado, no tempo em que o senhor deputado André Ventura ainda era militante do partido que governava com muito orgulho. E foi em devido corrigido pelo partido socialista.
Ao contrário do Chega, os Governos do partido socialista não viraram as costas à escola pública, assumem-na como uma das principais conquistas do Portugal democrático no seu papel de abertura a todos, não selecionando alunos à entrada, garantindo proteção e educação aos mais vulneráveis e constituindo-se como um motor que fez com que Portugal tenha hoje um número nunca alcançado de licenciados, de investigadores, cientistas e que as empresas tenham inovação e tecnologia, foi com a Escola Pública que aqui se chegou.


O Polígrafo da SIC fez o Fact-Check e o ministro da Educação fala a verdade no que respeita ao programa eleitoral do Chega.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

A manifestação dos professores contou com infiltrados de grupos antissistema e do partido Chega

Para o Sindicato STOP só o Chega não é bem vindo à luta dos professores “Não aceitamos partidos racistas e xenófobos”

Chega acusado de discurso misógino e xenófobo no parlamento! Deputado do BE defende deputada do IL: “A vergonha deste país é o Chega!”

Partilhe

Leave a Reply