O Chega foi novamente o partido que menos produziu no Parlamento pois foi o único partido que não teve nenhuma iniciativa aprovada na 1.ª Sessão Legislativa da XV Legislatura (período de 29 de março de 2022 a 20 de julho 2023).
Mensagem contrária à que o partido liderado por André Ventura publicou nas redes sociais e que foi alvo de Fact Check por parte do Polígrafo da SIC e do Observador, e ambos chegaram à conclusão que era mais uma publicação do partido de extrema direita com mensagem imprecisa/enganadora.
No entanto o jornal Observador, que fez o fact checking dois dias depois do Polígrafo da SIC, optou por não querer melindrar a comunidade chegana e optou por tapar a fonte, e usou a mensagem de alguém que partilhou a mensagem do site oficial do Chega (que teve 235 partilhas).
Mas não foi só o partido de extrema direita que partilhou mais uma imagem com um gráfico para enganar os seus seguidores pois também André Ventura o fez, horas depois, com direito a 158 partilhas, e até foi mais longe ao afirmar que os outros partidos “estão a uma distância tão grande que nem vale a pena falar deles…”, o que não corresponde à verdade.
- Iniciativas apresentadas: 169 (PAN), 169 (Chega), 153 (PCP), 128 (BE), 92 (IL), 68 (Livre), 58 (PSD), 27 (PS), 3 (cidadãos).
- Iniciativas aprovadas: 16 (PS), 9 (IL), 8 (PAN), 7 (PSD), 6 (Livre), 4 (BE), 3 (PCP), 1 (cidadãos), 0 (Chega).
1 Pingback