André Ventura, que em 2017 deu uma entrevista a explicar como as Fake News ajudam os políticos, publicou em 12 dias, 3 vídeos falsos para promover a Xenofobia contra os ciganos e contra os muçulmanos. A Agencia Lusa através da sua página de Combate às Fake News fez a verificação de factos, confrontou André Ventura e o Chega sobre todos estas publicações falsas, mas não obteve nenhuma resposta, e o líder do partido de extrema direita manteve as publicações que somam milhares de partilhas a promover a xenofobia, que provavelmente ajudam a sua candidatura presidencial.
- Vídeo partilhado por André Ventura no dia 26 de novembro a denunciar ciganos a maltratarem cavalos é falso pois as imagens foram gravadas em 2018 no Egito, e foram divulgadas pela organização PETA numa investigação sobre os maus-tratos a cavalos e camelos utilizados para transporte turistas – Verificado pela Agência Lusa.
Em 26 de novembro, André Ventura partilhou nas suas páginas um vídeo com dois indivíduos a chicotear um cavalo que caiu na estrada enquanto puxava uma charrete com a legenda “ciganos maltratam os cavalos”, e escreveu:Eu nem consigo ver este vídeo todo. Gostava de saber se a esquerdalhada e o PAN ficam em silêncio por ser esta comunidade específica? Uma sociedade evoluída trata bem os animais, ficar em silêncio é cumplicidade!
- André Ventura publicou no dia 5 de dezembro nas suas páginas um vídeo onde afirma que um grupo de muçulmanos invadiu as cerimónias cristãs de Natal em Milão, mas as imagens são de festejos na passagem de ano 2024/2025, onde os incidentes registados não tiveram o cariz apontado pelo líder do Chega. Foi verificado pela Agência Lusa.
André Ventura publicou o vídeo falso e escreveu:Em Milão, um grupo de muçulmanos invadiu as cerimónias cristãs de Natal para fazer isto que podem ver. Se não pararmos a islamização da Europa, em breve estaremos todos assim!
- No dia 8 de dezembro, André Ventura publicou um vídeo da alegada detenção de um assaltante no centro comercial Vasco da Gama no domingo passado, em Lisboa, mas o vídeo é antigo e circula desde março de 2024, conforme verificado pela Lusa Verifica.
O ex-comentador do CMTV publicou o vídeo editado pelo Chega com o texto: “Homem foi ontem detido depois de ter assaltado uma ourivesaria no Vasco da Gama lotado” e escreveu:Este ladrãozeco sem vergonha devia ter levado ainda mais uns corretivos para ver se aprende a respeitar-nos e a respeitar a ordem pública!
| PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply