No inicio de novembro foi comunicado na página da Distrital do Porto do Chega a exoneração de Israel Pontes da liderança da Concelhia do Chega de Matosinhos, por ameaças à integridade física do Presidente da Comissão Política Distrital, Rui Pedro da Silva Afonso.
O ex-candidato à Câmara Municipal de Matosinhos contra-atacou através de um artigo publicado no Novo, onde desmente que tenha sido ele a ameaçar, e afirma que pediu ao Conselho de Jurisdição Nacional do Chega que fosse instaurado um processo disciplinar contra Rui Afonso.
No documento a que o jornal teve acesso, Israel Pontes Augusto explicou que durante uma reunião os ânimos exaltaram-se e que só não foi agredido pelo líder da Distrital do Porto porque os outros militantes não deixaram.
Começou a berrar e esgrimir argumentos para se desculpar tendo a discussão ultrapassado o razoável em termos verbais e tom de voz.
O ex-presidente do Chega Matosinhos alega que apesar de ter permanecido sentado, que Rui Afonso se levantou do palanque e se dirigiu a ele “numa manobra de intimidação, e de uma forma violenta, apontando o dedo e com tom de voz muito elevado, reforçando assim a sua posição de intimidação e ameaça”.
O ex-líder do Chega Porto, José Lourenço, partilhou o artigo do jornal e escreveu:
Então, o Sonso já quer bater? E ainda se faz de vítima? Só foi pena o Israel Pontes, não lhe ter dado duas talochadas. Israel, ele estava sóbrio?
Israel Pontes respondeu a José Lourenço:
Não tinha levado o alcolimetro nesse dia José Lourenço mas a resposta é óbvia… ele bem que queria ter levado umas talochadas para depois mais uma vez se vitimizar mas não lhe dei esse prazer, bater só em Homens e em último recurso…
João Leitão, ex-Vice do Chega Maia, confirmou as acusações de Israel Pontes:
Eu estava lá e posso confirmar que o que o Israel diz é verdade!
Fernando Arriscado, ex-líder do Chega da Póvoa do Varzim, também confirmou:
Eu assisti e corroboro o que o Joao Leitao diz e logicamente, o que o Israel Pontes relata na queixa que apresentou.
Hugo Paulos, ex-candidato do Chega à Junta de Freguesia do Bonfim, também testemunhou:
Eu assisti tudo, é 100% verdade o que Israel Pontes disse
José Lourenço respondeu a Hugo Paulos:
nunca tive dúvidas. No entanto, se houvessem, já há testemunhas suficientes. O Sonso tem de ir para a rua.
Hugo Paulos confirma que foi ele que impediu a agressão:
fui eu que me meti a frente dele. O Israel Pontes estava sentado na cadeira ao fundo da sala.
João Almeida confirma também a tentativa de agressão:
Estive presente e confirmo tudo o que o Israel Pontes disse.
Leave a Reply