André Ventura, Cheganos Oficiais, Rui Paulo Sousa

Oposição interna atacada no Congresso do Chega: “Castelhanos, Cobardes, Ressabiados, Arruaceiros”

O 11º Conselho Nacional do Chega terminou como se esperava com a aprovação por larga maioria (97%, 570 votaram a favor, 15 contra e 1 nulo, num universo de supostos 40 mil militantes) a moção de apoio a André Ventura, e onde a oposição interna penalizada por ter membros expulsos ou suspensos (15) optou por não marcar presença.
André Ventura no seu discurso final afirmou que não vai “desistir até ser primeiro-ministro de Portugal”, deixou a garantia que não deixará de “apresentar a porta da rua àqueles que andaram a destruir o partido nos últimos meses e anos. E isso começa amanhã mesmo, quando chegar a Lisboa”, e afastou de eleições internas “até às eleições legislativas de 2026, podem esperar de mim ignorar quaisquer ataques insignificantes da nossa oposição”.
O líder do Chega não poupou a ausência da oposição interna, que tem tido no vogal da direção, Nuno Afonso, uma das principais figuras: ““acobardaram-se como cobardes que são e não vieram à luta”.
Antes do discurso final, os braços direitos e esquerdos de André Ventura, já tinham atacado a oposição interna:

  • Diogo Pacheco de Amorim, deputado: “Os castelhanos não vieram”
  • Rui Paulo Sousa, presidente da famosa Comissão de Ética e deputado: “Uma cambada de cobardes e ressabiados, atrevo-me a dizer, vão para o raio que os parta, rua daqui para fora”
  • Jorge Galveias, presidente da Mesa e deputado: “A cobardia de esconderem atrás das redes sociais e de entrevistas e declarações públicas insultuosas, em resumo, rua!”
  • Pedro Pinto, secretário e líder do grupo parlamentar dividiu a oposição interna em grupos sem dar os nomes a quem atacou: “cobardes”, que “não tiveram coragem de dar a cara” (supostamente Nuno Afonso), “há aqueles que se auto-excluíram de um gabinete de estudos e começaram a minar, tal qual como fizeram no CDS” (supostamente direcionado para Pedro Borges de Lemos), “arruaceiros, que diziam que traziam autocarros… Onde é que eles estão? Ficaram em casa, é lá o sítio deles” (provavelmente direcionado para João Lourenço) e “ressabiados, das guerras internas das distritais” (com muitos possíveis destinatários).

Reportagem do Rádio Ovservador:

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Vogal da Direção Nacional e Nº 2 do Chega não poupa André Ventura “É um Narcisista que não respeita nada nem ninguém”

Vereador e ex-dirigentes do Chega marcam conferência de imprensa para “contar as mentiras, os malabarismos, a falsa esperança”

Coordenador da Justiça do Chega destituído por SMS e desmente Presidente da Mesa do Conselho Nacional

Partilhe

Leave a Reply