André Ventura, Cheganos Oficiais

O Chega “ganhou” apesar do PS ter maioria absoluta e ter ficado muito longe dos 20 deputados e dos 15%

O Chega “ganhou” apesar do PS ter maioria absoluta e o partido de extrema-direita ter ficado muito longe dos 20 deputados e dos 15% votos! Numas eleições onde os Cheganos tinham como principal alvo o Governo de PS, e onde os partidos que suportavam a Gerigonça, CDU e Bloco de Esquerda, foram os principais derrotados, o principal vencedor foi António Costa que conseguiu eleger entre 117 deputados, ainda sem ser eleitos os deputados pelos círculos da Europa e Fora de Europa, que por norma dão mais 2 mandatos aos socialistas.
Numa altura em que faltam apurar 4 mandatos pela Europa/Fora da Europa, o Chega conseguiu eleger 12 deputados, e 7,15 % com 385.543 votos, muito longe dos 496.773 votos (11,90%) que André Ventura consegui nas Presidências do ano passado, mas também com um resultado muito melhor dos 208.232 votos que obteve nas Autárquicas.
O Chega vai ocupar em muitos temas o terreno do CDS, que perdeu representação parlamentar, partido que em 2011 conseguiu 25 deputados.
Em 29 de outubro, André Ventura contava com 18 deputados:

O CHEGA consegue 18 deputados e torna -se na terceira força política no Parlamento, segundo o último estudo da Eurosondagem. Estou realizado? Não! Eu quero transformar este país ,precisamos de muito mais. Vamos trabalhar para muito mais!

Em 16 de novembro, André Ventura estava muito mais optimista:

Já está na rua a nossa imagem para as eleições de 30 de Janeiro. Apenas com um deputado, fizemos tremer o sistema. Imaginem o que conseguiremos com 20 ou 30?

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Chega entre 6 e 12 deputados? Cabeça de lista a deputado do Chega por Viseu não percebe porque não são 20

Candidatos do Chega às Legislativas de 2022! Alguns estão já garantidos como deputados mas outros nem com 20% são eleitos

Pelo menos metade dos cabeças de lista do Chega vieram do Sistema

Partilhe

Leave a Reply