Há quem diga que é o Tik Tok que promove a extrema direita em Portugal, já nós achamos que é mesmo a imprensa que faz muito bem esse trabalho.
Desde 2018 que nenhum político vivo conseguiu tantas capas promocionais na Revista Sábado como André Ventura. O líder do Chega conseguiu em 4 anos ter 5 capas “boazinhas” da revista do mesmo grupo do jornal que lhe deu canal.
Antes disso, entre 2017 e 2018, só José Sócrates tinha conseguido tantos destaques em capas desta publicação, no entanto no caso do ex-primeiro ministro socialista foram sempre capas pouco amigáveis, sobre as investigações à Operação Marquês.
Outros políticos tiveram recentemente direito a uma capa amigável, como foi o caso de Pedro Passos Coelho (sobre “a sua nova vida”) no inicio de 2023 e Pedro Nuno Santos (sobre a “vida do radical que quer mandar no país”) no inicio de 2024, mas ninguém é tão promovido na revista Sábado como o líder do partido de extrema-direita portuguesa:
- 24 Setembro 2020 – “Quem é a mulher por trás de André Ventura. Dina Nunes casou em 2016 com o político mais polémico do país. É discreta e revê-se na ala mais radical do Chega. Fisioterapeuta de crianças.”
- 28 Janeiro 2021 – “Terramoto André Ventura. Os bastidores da noite eleitoral e o dia seguinte do homem que conquistou votos a todos os partidos”.
- 2 junho de 2021 – “Como Ventura Manda no Chega. Estivemos 7 dias com o politico mais polémico do País”.
- 3 fevereiro de 2022 – “O exército de Ventura chega ao parlamento”
- 1 fevereiro de 2024 – “O trunfo de Ventura para ganhar votos”
Desde 2018 que o ex-comentador desportivo o CMTV tem apenas a concorrência de Salazar, que já conseguiu cinco capas mas não se podem considerar que sejam todas amigáveis: “Gastou milhões a branquear o regime”, “A rede de cunhas e favores”, “Como vivia o ditador”, “Os negócios com os nazis”, “Os pedidos que os ricos e poderosos lhe faziam”.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Francisco Martins de Sousa
Claro que esperar é apoiado pelo grande capital. Fora fachos