Barreira Soares, Bruno Martins, Cheganos Oficiais, Pedro Martins

Concelhia e Coordenação Autárquica do Chega de Vila Franca de Xira demitiu-se em bloco e queixam-se de falta de apoio

A Concelhia do Chega de Vila Franca de Xira demitiu-se hoje em bloco e queixam-se de falta de apoio por parte da Direção Nacional do Chega, e da Distrital de Lisboa, liderada por Pedro Pessanha. Em comunicado apresentaram vários factos, que passam por insultos de “eleitos e militantes não só a nível político mas também a nível pessoal”, falta de apoio do vereador Barreira Santos que incitou à “discórdia de forma indireta”, e pelo comportamento do eleito do Chega em Vialonga nas Autárquicas que fez “propaganda eleitoral pelo partido Ergue-te durante as eleições legislativas”.
A Distrital de Lisboa não perdeu muito tempo e duas horas depois do comunicado ser revelado avançou com nova concelhia, liderada por Pedro Martins, com o vereador Barreira Soares na lista.
Bruno Martins, deputado do Chega na Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, reagiu à nova lista da concelhia:

Tudo foi feito por parte da concelhia demissionária para impedir este cenário.
Não sendo possível, apenas devido á inação da Distrital de Lisboa para solucionar os problemas que se arrastavam desde das eleições autárquicas.
É mais fácil apontar novos membros e deixar os problemas acumular.

Cerca de duas horas antes, Bruno Martins publicou o Comunicado na sua página:

COMUNICADO
Caros Militantes e Simpatizantes,
O Núcleo (Núcleo Concelhio de Vila Franca de Xira) e CA(Coordenação Autárquica Local) do partido CHEGA, vêm por este meio comunicar que se demitiram, devido aos seguintes factos:
O Núcleo ao longo de aproximadamente um ano, foi insultado por diversas vezes por alguns eleitos e militantes não só a nível político mas também a nível pessoal.
O Vereador negou-se a colaborar a nível político com o Núcleo e CA, incitando discórdia de forma indirecta que tem levado ao afastamento de vários militantes e simpatizantes, chegando inclusive a dizer a militantes que não estava preocupado com o facto de que depois de derrubar o Núcleo logo iria pensar no assunto.
O eleito de Vialonga procedeu a propaganda eleitoral pelo partido ERGUE-TE durante as eleições legislativas, entre muitos mais incidentes sucedidos ao longo do tempo sem nenhuma acção por parte do partido, apesar de tudo ter sido documentado e reportado à Distrital de Lisboa, CAN, Coordenação Autárquica Distrital e Ética.
O Núcleo pediu auxílio desde as eleições autárquicas de várias formas, junto do Presidente da Distrital Lisboa e seus Vice-presidentes, bem como junto do coordenador autárquico distrital. Sendo que das vezes que houve intervenção por parte dos mesmos, não só não ajudaram a resolver o problema como acabaram por o exacerbar devido à inação e complacência perante as situações descritas acima, bem como outras.
Apesar de tudo isto, conseguimos manter a Concelhia em funcionamento, o “apoio” que obtivemos da Distrital foi um pedido de reunião, quase um ano após o início de todos estes incidentes. Reunião essa, só com o coordenador do Núcleo, para nos chamar à atenção pelo pouco trabalho apresentado e pelos problemas existentes na concelhia, referidos acima. Não tendo a humildade de admitir que os problemas se mantiveram pela inércia e complacência demonstradas. Como exemplo podemos referir que foi solicitada à dois meses a integração de um novo membro, para o Núcleo poder ter o número ímpar a que os estatutos obrigam e nunca foi dada uma resposta.
Pois, meus senhores, este núcleo, colaborou em dois processos eleitorais de modo exemplar e com resultados inegavelmente positivos, elegendo 1 Vereador, 3 Deputados Municipais e 4 Membros de Assembleias de Freguesia, com pouco ou quase nenhum suporte por parte da Distrital.
Foi dado suporte aos eleitos da Assembleia Municipal e das Assembleias de Freguesia de Vila Franca de Xira, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, sempre que nos foi solicitado, ou seja todos aqueles que estão em prol da população e não do seu Ego.
Fizemos vários Eventos Locais durante e após os períodos eleitorais onde tentámos por várias vezes trazer o Presidente André Ventura ao nosso Concelho, mas infelizmente por motivos de agenda do mesmo tal não foi possível. Apesar disso, contámos com a presença do nosso estimado Presidente no nosso evento de Natal por videoconferência, bem como algumas mensagens de apoio ao concelho em vídeo.
Agradecemos todo o apoio por parte de bastantes simpatizantes, militantes e eleitos, muitos deles que se afastaram devido às situações já acima referidas e outras, mas que apesar disso se têm demonstrado presentes e em plena cooperação connosco.
Apesar da nossa demissão iremos continuar a estar presentes na vida do Partido e do nosso Concelho! Isto não é um Adeus é um Até Já!
Viva o Concelho de Vila Franca de Xira!
Viva o CHEGA!
Viva André Ventura!

O Chega não esteve representado na reunião ordinária que decorreu ontem na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, e o vereador Barreira Soares justificou na sua página:

Caras e caros munícipes,
Infelizmente, hoje, o Chega não terá representatividade presencial ou online na reunião ordinária que se encontra já a decorrer em Vialonga.
O eleito João Neves que deveria estar a substituir-me a esta hora, em regime de substituição por férias, teve um infortúnio ocorrido esta madrugada e infelizmente não pôde estar presente. Apesar desse facto, reunimos todos os esforços para que a nossa representatividade na reunião de câmara estivesse assegurada e por volta das 8h da manhã, a eleita Bárbara Fernandes, apesar de estar fisicamente longe, conseguiria participar na reunião, através de meios áudio visuais que já tantas vezes foram utilizados.
Contactámos o Sr. Presidente Fernando Paulo pelas 9h, afim do mesmo dar autorização e instruções, que permitissem a participação da nossa eleita e assegurassem a representatividade do Chega em Vila Franca de Xira.
Infelizmente o Presidente não permitiu que o Chega participasse da única forma possível (online), e por este facto sentimos que estamos a ser boicotados e censurados nos nossos direitos, como representantes do eleitorado Vila Franquense que votou em nós e que, como todos os outros, são também Vila Franquenses.
Hoje infelizmente não haverá oposição ao sistema, à Aliança e ao executivo da Câmara Municipal! #CHEGA
O Vereador,
Barreira Soares

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Vereador do Chega em Vila Franca de Xira acusado de nepotismo depois de acusar o Presidente da Câmara de nepotismo

De 19 Vereadores eleitos pelo Chega: 5 passaram a independentes, 1 foi exonerado, 1 está em “análise”

Vereador, 3 deputados municipais e líder da concelhia do Entroncamento pedem desvinculação total do Chega

Partilhe

Leave a Reply