André Ventura, Cheganos Oficiais

André Ventura não tem conhecimento da participação da comunidade cigana no processo de Independência mas o Presidente lembra-os e exprime a sua gratidão

Numa nota no site oficial, o Presidente da República evocou hoje a Restauração da Independência e agradeceu à comunidade cigana o seu papel na independência de Portugal e relembrou os ciganos que “deram a vida”, quando mais de duas centenas lutaram na fronteira com Espanha.
Marcelo Rebelo de Sousa lembra-os, presta-lhes homenagem e exprime a sua gratidão a quem tem sido alvo de discriminação no nosso País.
André Ventura, líder do Chega, quando confrontado pelos jornalistas com esta nota do Presidente disse: “Não tenho conhecimento da participação da comunidade cigana nesse processo da independência”.
Nota do site oficial de informação da Presidência da República Portuguesa:

O Presidente da República saúda este Dia da Restauração, “em que valorosos guerreiros nos deram livre a Nação”, um dia importante e significativo da História de Portugal, em que o Povo Português recuperou a sua independência, num movimento no qual, com os conjurados de 40, muitos se implicaram, descontentes com a situação do País, aquém e além-mar, e com as suas condições de vida.
O Presidente da República participará nas cerimónias de hoje, presidindo à sessão evocativa na Praça dos Restauradores, em Lisboa, e à inauguração de uma exposição no Palácio da Independência.
Ao lembrar tantos portugueses, de tantas origens, que se envolveram no movimento revolucionário, o Presidente da República quer lembrar também os Portugueses de etnia cigana que, como reconheceu então o próprio Rei D. João IV, deram a vida pela nossa independência nacional.
O “cavaleiro fidalgo” Jerónimo da Costa e muitos dos duzentos e cinquenta outros ciganos que serviram nas fronteiras “procedendo na forma de traje e lugar dos naturais” tombaram por Portugal. Portugal lembra-os, presta-lhes homenagem e exprime a sua gratidão. Este dever de memória é de elementar Justiça e rompe com tanto esquecimento e discriminação de que os ciganos têm, infelizmente, sido alvo no nosso País.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Chefe da Polícia e candidato a deputado do Chega por Lisboa publicou vídeo de “Ciganos” a apelarem ao voto no PS

Ciganos acusam André Ventura de os tratar como bode expiatório e Associação Cigana apela ao voto no PS

André Ventura recebido por meia centena de ciganos em Moura: “Fascista! Racista!”

Partilhe

Leave a Reply