André Ventura, Cheganos Oficiais

André Ventura não tem conhecimento da participação da comunidade cigana no processo de Independência mas o Presidente lembra-os e exprime a sua gratidão

Numa nota no site oficial, o Presidente da República evocou hoje a Restauração da Independência e agradeceu à comunidade cigana o seu papel na independência de Portugal e relembrou os ciganos que “deram a vida”, quando mais de duas centenas lutaram na fronteira com Espanha.
Marcelo Rebelo de Sousa lembra-os, presta-lhes homenagem e exprime a sua gratidão a quem tem sido alvo de discriminação no nosso País.
André Ventura, líder do Chega, quando confrontado pelos jornalistas com esta nota do Presidente disse: “Não tenho conhecimento da participação da comunidade cigana nesse processo da independência”.
Nota do site oficial de informação da Presidência da República Portuguesa:

O Presidente da República saúda este Dia da Restauração, “em que valorosos guerreiros nos deram livre a Nação”, um dia importante e significativo da História de Portugal, em que o Povo Português recuperou a sua independência, num movimento no qual, com os conjurados de 40, muitos se implicaram, descontentes com a situação do País, aquém e além-mar, e com as suas condições de vida.
O Presidente da República participará nas cerimónias de hoje, presidindo à sessão evocativa na Praça dos Restauradores, em Lisboa, e à inauguração de uma exposição no Palácio da Independência.
Ao lembrar tantos portugueses, de tantas origens, que se envolveram no movimento revolucionário, o Presidente da República quer lembrar também os Portugueses de etnia cigana que, como reconheceu então o próprio Rei D. João IV, deram a vida pela nossa independência nacional.
O “cavaleiro fidalgo” Jerónimo da Costa e muitos dos duzentos e cinquenta outros ciganos que serviram nas fronteiras “procedendo na forma de traje e lugar dos naturais” tombaram por Portugal. Portugal lembra-os, presta-lhes homenagem e exprime a sua gratidão. Este dever de memória é de elementar Justiça e rompe com tanto esquecimento e discriminação de que os ciganos têm, infelizmente, sido alvo no nosso País.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Chefe da Polícia e candidato a deputado do Chega por Lisboa publicou vídeo de “Ciganos” a apelarem ao voto no PS

Ciganos acusam André Ventura de os tratar como bode expiatório e Associação Cigana apela ao voto no PS

André Ventura recebido por meia centena de ciganos em Moura: “Fascista! Racista!”

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.