Menos de uma semana depois de ter marcado uma pequena manifestação contra Lula da Silva, com cartazes de “Chega de Corrupção”, o partido de André Ventura confirmou a presença na sua Cimeira de Extrema Direita de um ex-ministro brasileiro que confessou ter recebido dinheiros de Saco Azul e terá pago cerca de 34 mil euros para evitar um processo criminal.
O Chega confirmou na sua página a presença de ex-dirigentes brasileiros, onde constam Bolsonaro, um dos seus filhos, o ex-presidente da Embratur (durante 2 meses) e Onyx Lorenzoni, considerado o braço direito de Bolsonaro. O ex-ministro da Cidadania admitiu ter praticado caixa dois (expressão brasileira para Saco Azul), e utilizado dinheiro não declarado nas campanhas de 2012 e 2014. Com base nesse reconhecimento de culpa e para evitar um processo da Procuradoria-Geral da República brasileira aceitou pagar R$ 189 mil aos cofres públicos.
Ao contrário do que foi anunciado, Salvini não está ainda confirmado na cimeira da extrema-direita organizado pelo partido de André Ventura, conforme listagem oficial do partido onde indicam os convidados, que pela lista mais parece uma Cimeira de apoio a Bolsonaro.
Os militantes do Chega que queiram participar na primeira Cimeira “Mundial” da extrema direita pagam 5 euros enquanto que os não militantes pagam 10 euros, no entanto a organização do evento alerta que é proibido levar mochilas e haverá revista à entrada, com detetor de metais (em principio as armas estarão proibidas de entrar).
Convidados confirmados na Cimeira do Chega:
- Brasil (PL): Jair Messias Bolsonaro
- Brasil (PL): O filho do ex-presidente Eduardo Bolsonaro (Dep. Federal),
- Brasil (PL): Gilson Machado Neto, deixou o cargo no Ministério do Turismo para concorrer à cadeira no Senado, mas foi derrotado. Bolsonaro nomeou-o um mês antes das eleições para a para da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur, mas foi substituído dois meses depois).
- Brasil (PL): Onyx Lorenzoni, ex ministro da Cidadania de Bolsonaro, admitiu ter praticado caixa dois, ou seja, utilizado dinheiro não declarado nas campanhas de 2012 e 2014 (fonte: CNN Brasil).
- Estados Unidos (Partido Republicano): Mark Ivanyo
- União Europeia (ID-Party): Presidente Gerolf Annemans.
- Hungria (Fidesz partido do Governo, por agora): Vice-Presidente Kinga Gál
- Espanha: Iván Espinoza (vice-presidente do Partido e líder parlamentar)
- Estónia: Martin Helme.
- Roménia: Cláudio Tărziu, co-presidente Partido AUR, partido anti-húngaro, anti-LGBTQ, anti-máscara, valores cristãos anti-ortodoxos, revisionismo, nacionalismo baseado na etnia e oposição à elite política.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply