André Ventura, Cheganos Oficiais, Pedro Domingos da Graça Marques

André Ventura é ilegalmente presidente do Chega há mais de 7 meses? O mandato terminou em Abril e a reeleição tinha que ser feita em Congresso

O Chega vai reunir amanhã para decidir o que fazer em relação ao chumbo dos estatutos do partido por parte do Tribunal Constitucional, conforme Processo n.º 1292/21 (59/PP – pode ser consultado aqui), que segundo a imprensa faz com que a Comissão de Ética, a Juventude Chega e o lugar de Secretário Geral, deixem de existir, pois o partido fica dependente dos estatutos publicados em 16 de maio de 2019 (acórdão n.º 218/2019 pode ser consultado aqui).
Mas há quem vá mais longe que a imprensa, como é o caso de Pedro Domingos Graça, ex-mandatário financeiro do PNR (agora Ergue-te). O militante do Chega, que chegou a declarar nas redes sociais intenção de se candidatar à Presidência do partido, não tem dúvidas que com base nos estatutos que estão em vigor, André Ventura “está há 7 meses eventualmente a usurpar as funções de Presidente” pois o mandato que tem é de apenas 3 anos e a eleição do “Presidente é feita em Congresso e não de forma directa”.
Pedro Domingos Graça escreveu na sua página:

Ora, quer-me parecer que perante o indeferimento das modificações aos Estatutos do CHEGA pelo TC, o Presidente do Partido está há 7 meses eventualmente a usurpar as funções de Presidente.
Ora, o Congresso Fundador de Algés foi a 9 de Abril de 2019, e foi eleito para um mandato de 3 anos que expirou a 8 de Abril de 2022.
Mesmo as vezes que se demitiu e foi novamente eleito, foi eleito ilegalmente, pois os estatutos que ainda hoje estão em vigor determinam que a eleição do Presidente é feita em Congresso e não de forma directa.
Vamos ver o que o Ministério Público dirá sobre esta questão.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Vários fundadores e militantes do Chega pedem a demissão de André Ventura “Haja VERGONHA! Demita-se do cargo”

Comissão de Ética e Juventude Chega deixam de existir com o chumbo dos estatutos e afinal ninguém foi suspenso

Ex-candidato a líder do Chega diz que André Ventura é o “maior mentiroso na face da terra” e que o TC devia era “extinguir o CHEGA”


facebook . com / pedro.domingosgraca / posts/pfbid0TebDAvJeAgHChsc3V8WwaxQrTmiHrRJ4YNnTtyxdZnw2xKhyzwb2kUf8eiQnG1DTl

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.