André Ventura, Cheganos Oficiais, Pedro Domingos da Graça Marques

André Ventura é ilegalmente presidente do Chega há mais de 7 meses? O mandato terminou em Abril e a reeleição tinha que ser feita em Congresso

O Chega vai reunir amanhã para decidir o que fazer em relação ao chumbo dos estatutos do partido por parte do Tribunal Constitucional, conforme Processo n.º 1292/21 (59/PP – pode ser consultado aqui), que segundo a imprensa faz com que a Comissão de Ética, a Juventude Chega e o lugar de Secretário Geral, deixem de existir, pois o partido fica dependente dos estatutos publicados em 16 de maio de 2019 (acórdão n.º 218/2019 pode ser consultado aqui).
Mas há quem vá mais longe que a imprensa, como é o caso de Pedro Domingos Graça, ex-mandatário financeiro do PNR (agora Ergue-te). O militante do Chega, que chegou a declarar nas redes sociais intenção de se candidatar à Presidência do partido, não tem dúvidas que com base nos estatutos que estão em vigor, André Ventura “está há 7 meses eventualmente a usurpar as funções de Presidente” pois o mandato que tem é de apenas 3 anos e a eleição do “Presidente é feita em Congresso e não de forma directa”.
Pedro Domingos Graça escreveu na sua página:

Ora, quer-me parecer que perante o indeferimento das modificações aos Estatutos do CHEGA pelo TC, o Presidente do Partido está há 7 meses eventualmente a usurpar as funções de Presidente.
Ora, o Congresso Fundador de Algés foi a 9 de Abril de 2019, e foi eleito para um mandato de 3 anos que expirou a 8 de Abril de 2022.
Mesmo as vezes que se demitiu e foi novamente eleito, foi eleito ilegalmente, pois os estatutos que ainda hoje estão em vigor determinam que a eleição do Presidente é feita em Congresso e não de forma directa.
Vamos ver o que o Ministério Público dirá sobre esta questão.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Vários fundadores e militantes do Chega pedem a demissão de André Ventura “Haja VERGONHA! Demita-se do cargo”

Comissão de Ética e Juventude Chega deixam de existir com o chumbo dos estatutos e afinal ninguém foi suspenso

Ex-candidato a líder do Chega diz que André Ventura é o “maior mentiroso na face da terra” e que o TC devia era “extinguir o CHEGA”


facebook . com / pedro.domingosgraca / posts/pfbid0TebDAvJeAgHChsc3V8WwaxQrTmiHrRJ4YNnTtyxdZnw2xKhyzwb2kUf8eiQnG1DTl

Partilhe

Leave a Reply