André Ventura, Cheganos Oficiais

Tribunal Constitucional chumbou os estatutos do Chega e obriga o partido a tirar poderes a André Ventura

Depois de várias queixas por parte de diversos militantes do Chega, alguns suspensos e expulsos, o Tribunal Constitucional decidiu “finalmente” e chumbou os estatutos do Chega aprovados no Congresso de novembro do ano passado em Viseu. O partido de extrema-direita terá agora de se reunir novamente para aprovar novos estatutos que retirem poderes a André Ventura.
Os juízes condenaram a “significativa concentração de poderes” no líder do partido e rejeitam a punição de militantes por “insubordinação”.
A regra prevista nos estatutos de que a direção nacional do Chega e André Ventura poderiam propor ao Conselho Nacional “a suspensão ou cessação imediata de funções de qualquer órgão nacional ou algum dos seus membros” em “casos excecionais de insubordinação”, o que no entender do Tribunal representa “um sério obstáculo à democraticidade interna do partido, não podendo, por isso, admitir-se o registo dos estatutos, em face do seu teor”.
Segundo o jornal Expresso, o Tribunal Constitucional entende que o dever de “ser moderado, respeitoso e digno na linguagem verbal e escrita, em privado e em público” impõe aos militantes “uma restrição aos direitos fundamentais dos militantes”, nomeadamente à “livre expressão de pensamento”.

Não podem admitir-se normas estatutárias deste teor, que abrem a porta a intervenções sancionatórias de grande amplitude, sem que os militantes saibam com exatidão, e antecipadamente, que comportamentos lhes estão, ou não, vedados em razão da respetiva militância.

Os juízes descrevem o regime disciplinar e sancionatório do Chega como “claramente complexo”, “com competências repartidas por vários órgãos”, mas que tem como lacuna a ausência de qualquer indicação sobre a respetiva tramitação processual, o que inviabiliza, “na prática, o exercício do direito de impugnação de eleições de titulares ou de deliberações de órgãos” do partido.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Fundador suspenso do Chega questiona a demora do Tribunal Constitucional “Senhores Juízes, tenham VERGONHA e decidam…”

Conselheiro Nacional do Chega apresentou queixa no Tribunal Constitucional e deixou apontamentos para a “nova ‘PIDE’ das redes sociais”

Conselheiro Nacional expulso do Chega vai recorrer para o Tribunal Constitucional: “Ajudámos a criar e a construir este ‘monstro político’”

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.