Cheganos, Diogo Pacheco de Amorim, João Rodrigues dos Santos

Quem é Diogo Pacheco de Amorim? Ex-MDLP e Vice-Presidente do Chega

Quem é Diogo Velez Mouta Pacheco de Amorim? Ex-MDLP e Vice-Presidente do Chega!
Nasceu a 10 de março de 1949, é neto de Diogo Pacheco de Amorim, um monárquico íntimo de António de Oliveira Salazar que foi deputado na Assembleia Nacional no regime salazarista, nas legislativas de 1935-1938 e de 1945-1949.
Licenciou-se em filosofia, na Universidade de Coimbra.
Fez parte de movimentos estudantis que contestavam a descolonização e defendiam Portugal e as províncias ultramarinas como um todo. Exilou-se para Madrid para fugir do COPCON, comando militar para Portugal continental criada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) no período que se seguiu à revolução de 25 de Abril de 1974.
Diogo Pacheco de Amorim fez parte do gabinete político da rede armada de extrema-direita MDLP, Movimento constituído em 5 de maio de 1975, suspeito de ser responsável por vários atentados à bomba e ataques aos movimentos democráticos e seus militantes no pós 25 de Abril, que resultaram na morte de vários inocentes, como o Padre Max, Maximiliano de Sousa, na altura candidato a deputado pela União Democrática Popular (UDP) e a estudante Maria de Lurdes.
Passou por partidos de extrema-direita como o Movimento para a Independência e Reconstrução Nacional (MIRN) do general Kaúlza de Arriaga.
Foi militante da Aliança Democrática, tendo desempenhado o cargo de Adjunto do Secretário de Estado José Ribeiro e Castro durante o I Governo da Aliança Democrática.
Foi militante de base do CDS durante 15 anos, voltou ao partido com a chegada de Manuel Monteiro e foi Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do Centro Democrático Social entre 1995 e 1997.
Acompanhou Manuel Monteiro na fundação do Partido Nova Democracia (PND) em junho de 2003.
Foi escolhido para substituir André Ventura na Assembleia da República para este dedicar-se exclusivamente à campanha das eleições presidenciais de 2021, mas o pedido foi rejeitado.
Chegou a ser falado como candidato à Câmara Municipal de Cascais para 2021, mas foi substituído pelo irmão do apresentador do Telejornal da RTP1, José Rodrigues dos Santos, o empresário João Rodrigues dos Santos.
Substituiu entre o dia 9 de setembro e o dia 8 de outubro de 2021 no Parlamento o líder do Chega, André Ventura, que pediu a suspensão do mandato para se dedicar ao “trabalho autárquico”.
Foi eleito deputado nas Legislativas de 2022 pelo círculo do Porto, e foi o primeiro nome apresentado por André Ventura para vice-presidente da Assembleia da República.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

O novo deputado do Chega tem o ordenado do partido penhorado devido a dívidas de 15 mil euros

Quem é Quem na Direção Nacional dos Cheganos

Vice-Presidente do Chega chama idiotas aos jogadores de Portugal

2 Comments

  1. ANTUNANO

    O nosso país está sujo como os nosso esgotos onde as palavras ditas da esquerda são orações e as ditas pela direita são demoníacas.è de pasmar como está invertido o bom e honesto sentido das palavras , que têm um valor na UE que em Portugal são tidas ao inverso. NUNCA A ESQUERDA CRIOU RIQUEZA EM PARTE ALGUMA DO MUNDO , a esquerda cria , e com abundancia POBREZA que foi o que a nossa esquerda nos deu, incluindo os XUXAS. A direita , em qualquer parte do mundo cria requeza para a esquerda esbanjar. Foi o que fez Soares que vendeu 500 tonenadas de ouro depois de ter esbanjado 900 milhões de contos da reserva do BdP. Este verme quando entrou para PR ao fim de 5 meses já tido esbanjado o orçamentos de um ano. Guterres fugiu deixando o monstros de dívida , O Socas foi o maior vigarista de sempre , que só que a injustiça que temos se livrou a uns 40 anos de prisão . Com ele aprendeu e bem a ser trafulha o sr DE CONSTAS que foi o 1º politico a des governar o país mesmo tendo perdido as eleições.
    É este o espelho sujo da esquerdalha do nosso pardeeiro onde só os xicoz espertos vivem bem.
    APRENDAM A COPIAR A IRLANDA COMO FEZ PASSOS COELHO.

    • Sara Vasquez Osório

      A esquerda pode não criar riqueza, mas vocês são a escória dos seres humanos.

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.