António Pinto Pereira, Cheganos Oficiais

Provável candidato do Chega às Europeias é “suspeito de alterar notas” e escreveu que “ninguém no seu perfeito juízo defende ideologias nazis ou de extrema direita”

António Pinto Pereira, o ex-comentador da crónica criminal no Você na TV da TVI, é para a imprensa “amiga” o mais provável cabeça de lista do Chega às Eleições Europeias, que estão marcadas para junho de 2024, e segundo a Sábado terá sido alvo de ação disciplinar em 2018 por ter manipulado testes de escolha múltipla. A revista diz que há alunos que o confirmam e a faculdade não desmente, mas o ex-professor universitário nega e já reagiu nas redes sociais (ver em baixo), afirmando que na origem está um antigo aluno seu “que foi quem ajudou a concretizar a entrada de Pedro Passos Coelho no ISCSP”.
O ex-dirigente do PSD, que chegou a ser apontado como candidato de Rui Rio à presidência da Câmara de Sintra nas autárquicas de 2021 (mas acabou substituído por Ricardo Batista Leite), e depois passou a ser falado para ser candidato do PSD à Câmara da Amadora (mas acabou substituído por Suzana Garcia), deu o ano passado o seu apoio total à decisão da Juíza do Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, Catarina Vasco Pires, de desobrigar Mário Machado, o militante da extrema-direita, acusado de um crime de posse de arma proibida, de se apresentar quinzenalmente às autoridades enquanto estiver na Ucrânia, por razões humanitárias.
Segundo o advogado, que fez parte da defesa das vítimas no processo da Casa Pia, mas desistiu “a meio” por “razões inerentes à sua vida académica e profissional”, apesar do ex-skinhead neonazi ter tido “uma condenação criminal pesada, dez anos de uma vez, mais três ou quatro de outra, mas pagou essas penas e não há uma condenação perpétua no nosso sistema jurídico e no Estado de direito democrático”, até porque “as pessoas não são criminosas a vida toda porque foram condenadas uma vez em tribunal”, neste caso várias vezes dizemos nós.
António Pinto Pereira esclareceu na altura no Facebook que esta decisão só veio demonstrar que os Juízes e os nossos Tribunais são independentes:

À parte de ninguém no seu perfeito juízo defender ideologias nazis ou de extrema direita.

O provável candidato do partido de extrema direita esclareceu ontem nas redes sociais o artigo da Revista Sábado onde é acusado de manipular testes de escolha múltipla na universidade:

A Revista Sábado fez sair uma notícia que me põe em causa. Mas vou explicar tudo.
Em 2018 foi-me instaurado um processo disciplinar pelo anterior presidente do ISCSP, Manuel Meirinho Martins. Proferiu um despacho com algumas 300 acusações diversas, a principal das quais alterar os resultados dos exames para dar notas mais altas aos meus alunos. O que é absurdo porque os meus exames são de escolha múltipla, com uma grelha de correção aplicável a todos.
Na origem disto tudo esteve um antigo aluno meu que foi quem ajudou a concretizar a entrada de Pedro Passos Coelho no ISCSP, o qual dá aulas correspondentes à categoria de Doutor, apesar de nunca ter feito qualquer doutoramento na vida.
O tal aluno, a quem só faltava fazer a minha cadeira de Direito da União Europeia, pensava ser tão importante que não precisava de estudar. Disse-lhe que nunca o passaria sem estudar.
Resultado: foi-me instaurado o tal processo disciplinar e fui suspenso por vários meses com perda de retribuição. E cancelada a minha atividade docente. Também me foi eliminada a cadeira de Direito da União Europeia, em que era o único especialista e no âmbito da qual fiz a agregação em Relações Internacionais. Para que o tal aluno pudesse acabar o curso.
Nunca falei deste processo. Que é uma vergonha. Apesar de ter instaurado um processo-crime contra o tal presidente e uma ação administrativa onde me foi dada razão e que está em recurso.
Um processo difícil porque todos os outros docentes tinham medo de ir depor contra o anterior presidente do ISCSP, por terem receio de perderem o seu lugar.
De resto esse mesmo presidente instaurou processos contra quase todos os professores que o enfrentaram pelas razões mais absurdas! O ISCSP é a instituição com mais processos em tribunal!
Mas o que dizer de tudo isto? Que não sou sério e honrado? Ou que o meio universitário não é difícil e não avalia as pessoas pelo mérito? Ou que não me honra ser Professor do ISCSP???
E já agora em que é que isso me impede de estar no CHEGA ou de lutar contra o estado vergonhoso em que se encontra o nosso país, e em que este caso é só mais um exemplo lamentável?!?

A página gerida pelo militante de extrema direita Mário Machado foi uma das que comentou a mensagem de António Pinto Pereira:

Eles que se fodam.

O advogado foi um dos que fez Like no comentário da página gerida por Mário Machado.
Mensagem completa no Facebook de António Pinto Pereira no dia 23 de Março de 2022 onde justifica a sua posição sobre a decisão do tribunal em desobrigar Mário Machado a se apresentar em tribunal para ir até à Ucrânia (esteve lá uma semana):

APOIO TOTAL À JUÍZ DO TRIBUNAL CENTRAL DE INSTRUÇÃO CRIMINAL!!!
Na SIC Notícias a apoiar e a concordar inteiramente com a Juíz do Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, Catarina Vasco Pires, ao desobrigar Mário Machado, o militante da extrema-direita, acusado de um crime de posse de arma proibida, de se apresentar quinzenalmente às autoridades enquanto estiver na Ucrânia, por razões humanitárias. À parte de ninguém no seu perfeito juízo defender ideologias nazis ou de extrema direita, esta decisão só veio demonstrar que os Juízes e os nossos Tribunais são independentes e apenas decidem, como deve ser, com base nas regras de Direito; e não com considerações ideológicas ou políticas. Além de que todas as ajudas à Ucrânia e ao seu povo são bem-vindas, nesta altura tão horrível da história da Humanidade!!!

PODE QUERER VER TAMBÉM:

10 dias depois dos protestos contra Lula com bandeiras da Ucrânia, André Ventura partilha foto com aliado de Putin

Vice-presidente do Chega “acusa” o Governo da Ucrânia de decisões irrefletidas, idiotas e perigosas e não compreende o coro de lamentações

Tribunal de Lisboa retirou as medidas de coação ao Líder histórico dos Skinheads Neonazis para ir combater na Ucrânia


facebook . com/ 1736973316410021/ photos/ a. 2530864753687536/ 4943412385766082/
twitter . com / ANTPINTOPEREIRA/ status/ 1702431524568588420
twitter . com / ANTPINTOPEREIRA/ likes
twitter . com /racismocontrapt/ status/ 1702441858046066870
ssssss

Leave a Reply