Cheganos Oficiais, Últimas Notícias

Ministério Público ainda não decidiu se irá requerer ao Tribunal Constitucional a extinção do partido de André Ventura

Ana Gomes apresentou uma queixa na Procuradoria-Geral da República (PGR) em fevereiro de 2021 contra o Chega, mas quase dois anos depois, o Ministério Público ainda não decidiu se irá requerer ao Tribunal Constitucional a extinção do partido liderado por André Ventura.
A informação foi confirmada ontem pelo Correio da Manhã com base em fonte oficial do Tribunal Constitucional, que afirma que “não há nenhum processo no TC” para extinguir o Chega.
A Lei dos partidos políticos (Lei n.º 2/2003) estipula que o TC decreta, a requerimento do MP, a extinção judicial de partidos políticos nos seguintes casos:

a) Qualificação como partido armado ou de tipo militar, militarizado ou paramilitar, ou como organização racista ou que perfilha a ideologia fascista;
b) Não apresentação de candidaturas durante um período de seis anos consecutivos a quaisquer eleições para a Assembleia da República, Parlamento Europeu e autarquias locais;
c) Não comunicação de lista actualizada dos titulares dos órgãos nacionais por um período superior a seis anos;
d) Não apresentação de contas em três anos consecutivos;
e) Impossibilidade de citar ou notificar, de forma reiterada, na pessoa de qualquer dos titulares dos seus órgãos nacionais, conforme a anotação constante do registo existente no Tribunal.
2 – A decisão de extinção fixa, a requerimento do Ministério Público ou de qualquer membro, o destino dos bens que serão atribuídos ao Estado.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Chega acusado de discurso misógino e xenófobo no parlamento! Deputado do BE defende deputada do IL: “A vergonha deste país é o Chega!”

Ana Gomes afirma que a Ilegalidade do Chega “está a ser levada a sério”

André Ventura chama atrasada a Ana Gomes e é contra a vacinação obrigatória

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.