Cheganos Oficiais, Pedro Frazão

Chega de Santarém “lidera” publicidade no Facebook proibida pela Comissão Nacional de Eleições

A Lei n.º 72-A/2015, que regula a propaganda eleitoral através de meios de publicidade comercial, proíbe propaganda política desde a data em que foi publicado o decreto que marque a data das eleições autárquicas, neste caso 07 de julho de 2021, Decreto nº 18-A/2021.
As multas a aplicar podem oscilar entre os €15 mil e os 75 mil euros, e o Blog dos Cheganos sabe que já foi apresentada queixa do Chega junto da Comissão Nacional de Eleições, sobre publicidade que está ou já esteve activa, informação que é guardada pelo Facebook e de fácil acesso. Na Biblioteca de Anúncios do Facebook encontram-se várias publicidades financiadas pelo Chega de Santarém (4 patrocinadas pelo Chega de Santarém e 4 por Pedro dos Santos Frazão, vice-Presidente do Chega e candidato a Sanatarém), Chega de Souselas e Botão, Peso da Régua 2021 Miguel de Carvalho, desde final de julho de 2021.
Lei n.º 72-A/2015:

CAPÍTULO III
Propaganda eleitoral através de meios de publicidade comercial
Artigo 10.º
Publicidade comercial
1 – A partir da publicação do decreto que marque a data da eleição ou do referendo é proibida a propaganda política feita direta ou indiretamente através dos meios de publicidade comercial.

CAPÍTULO V
Regime sancionatório
Artigo 12.º
Publicidade comercial ilícita
1 – Quem promover ou encomendar, bem como a empresa que fizer propaganda comercial em violação do disposto no artigo 10.º é punido com coima de (euro) 15 000 a (euro) 75 000.
2 – A coima prevista no número anterior é agravada em um terço nos seus limites mínimo e máximo em caso de reincidência.

ATUALIZAÇÃO:

Candidatos do Chega a Sintra e a Amares foram os que mais dinheiro gastaram em publicidade no Facebook nos últimos 30 dias

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Chega suspende militantes e depois pede-lhes donativos e quotas! Diz que está cancelado na Imprensa? Consegue ser notícia todos os dias

Chega suspendeu a artesã de Aljubarrota quando já estava suspensa e quando já tinha pedido para deixar de ser militante

Candidatura do Chega à Câmara Municipal da Figueira da Foz foi anulada pelo Tribunal! Sondagem dava menos de 3% ao candidato de André Ventura

Partilhe

Leave a Reply