Cheganos Oficiais, Pedro Frazão

Chega de Santarém “lidera” publicidade no Facebook proibida pela Comissão Nacional de Eleições

A Lei n.º 72-A/2015, que regula a propaganda eleitoral através de meios de publicidade comercial, proíbe propaganda política desde a data em que foi publicado o decreto que marque a data das eleições autárquicas, neste caso 07 de julho de 2021, Decreto nº 18-A/2021.
As multas a aplicar podem oscilar entre os €15 mil e os 75 mil euros, e o Blog dos Cheganos sabe que já foi apresentada queixa do Chega junto da Comissão Nacional de Eleições, sobre publicidade que está ou já esteve activa, informação que é guardada pelo Facebook e de fácil acesso. Na Biblioteca de Anúncios do Facebook encontram-se várias publicidades financiadas pelo Chega de Santarém (4 patrocinadas pelo Chega de Santarém e 4 por Pedro dos Santos Frazão, vice-Presidente do Chega e candidato a Sanatarém), Chega de Souselas e Botão, Peso da Régua 2021 Miguel de Carvalho, desde final de julho de 2021.
Lei n.º 72-A/2015:

CAPÍTULO III
Propaganda eleitoral através de meios de publicidade comercial
Artigo 10.º
Publicidade comercial
1 – A partir da publicação do decreto que marque a data da eleição ou do referendo é proibida a propaganda política feita direta ou indiretamente através dos meios de publicidade comercial.

CAPÍTULO V
Regime sancionatório
Artigo 12.º
Publicidade comercial ilícita
1 – Quem promover ou encomendar, bem como a empresa que fizer propaganda comercial em violação do disposto no artigo 10.º é punido com coima de (euro) 15 000 a (euro) 75 000.
2 – A coima prevista no número anterior é agravada em um terço nos seus limites mínimo e máximo em caso de reincidência.

ATUALIZAÇÃO:

Candidatos do Chega a Sintra e a Amares foram os que mais dinheiro gastaram em publicidade no Facebook nos últimos 30 dias

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Chega suspende militantes e depois pede-lhes donativos e quotas! Diz que está cancelado na Imprensa? Consegue ser notícia todos os dias

Chega suspendeu a artesã de Aljubarrota quando já estava suspensa e quando já tinha pedido para deixar de ser militante

Candidatura do Chega à Câmara Municipal da Figueira da Foz foi anulada pelo Tribunal! Sondagem dava menos de 3% ao candidato de André Ventura

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.