Em 2022, no rescaldo das eleições legislativas, Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, referiu-se a André Ventura e à bancada do Chega como “racistas”. O grupo parlamentar do partido de extrema-direita apresentou queixa por difamação contra a coordenadora do Bloco de Esquerda e agora o pedido de levantamento da imunidade parlamentar de Catarina Martins chegou à Comissão de Transparência, que chumbou o pedido.
Segundo a TSF o parecer da socialista Isabel Moreira concluiu que a expressão foi utilizada num contexto de confronto político e que o levantamento da imunidade pode limitar o mandato parlamentar de Catarina Martins.
O parecer teve apenas o voto contra do Chega, pois a Iniciativa Liberal não marcou presença, e o PS, PSD, PCP e Bloco de Esquerda votaram a favor da decisão, que vai ser ainda votada pelo plenário. No documento, refere-se também que este caso enquadra-se naqueles em que o levantamento da imunidade não é obrigatório e que a coordenadora do Bloco de Esquerda se pronunciou pelo não levantamento.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply