Augusto Santos Silva, Cheganos Oficiais, Lula da Silva

Assembleia da República aplaudiu de pé Lula da Silva e a repreensão de Santos Silva ao “Papelão” dos deputados do Chega

Assembleia da República aplaudiu de pé Lula da Silva e a repreensão de Santos Silva ao Chega! Já se esperava um protesto de cartazes do partido de André Ventura, mas desta vez os militantes do partido de extrema direita portuguesa não levaram todos o mesmo cartaz.
O discurso do Presidente do Brasil foi aplaudido de pé pelas bancadas da esquerda e por alguns deputados do PSD, em contrapartida os deputados do Chega desagradados com a reação da Assembleia da República bateram na suas mesas, em jeito de pateada, e mantiveram a batida quando Lula já discursava, o que levou o Presidente da Assembleia da República a intervir:

Os deputados que querem permanecer na sala têm de se comportar com urbanidade, cortesia e a educação exigida a qualquer representante do povo português. Chega de insultos, chega de degradarem as instituições, chega de porem vergonha no nome de Portugal

O que motivou novo aplauso de pé da maioria dos deputados e gritos “25 de Abril sempre, fascismo nunca mais”. No final da cerimónia Santos Silva pediu desculpa a Lula da Silva em nome do parlamento português e agradeceu-lhe a “coragem e educação”.
Depois de abandonar o hemiciclo, Lula da Silva reagiu finalmente à falta de modos dos deputados do Chega:

Quem faz política está habituado a isso. Eu acho que essas pessoas quando voltarem para casa e deitarem a cabeça no travesseiro vão falar: que papelão nós fizemos.
Eu às vezes lamento porque as pessoas quando não têm uma coisa boa para fazer, para aparecer, as pessoas fazem essa cena de ridículo. Eu sinceramente não sei como é que estas pessoas vão chegar em casa, olhar nos seus filhos, nos seus pais e falar que estiveram na Assembleia a participar num evento praticamente de homenagem à Revolução dos Cravos, porque foi para isso que eu vim aqui a convite do Presidente Rebelo”

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Manifestação organizada pelo Núcleo PT de Lisboa (sem direito a promoção nas tvs) juntou o mesmo número de pessoas que o Chega

Em 2 anos o Chega apenas fez pequenas manifestações por Portugal! Mas quer fazer uma grande manifestação contra Lula

Apoiante do Chega vai cantar nas comemorações da Revolução de Abril em Lisboa (atualizado)

Leave a Reply