André Ventura, Cheganos Oficiais, Pedro Pinto

André Ventura e o líder parlamentar do Chega vão ser alvo de queixa crime e são suspeitos de associação criminosa

André Ventura e Pedro Pinto, presidente e líder parlamentar do Chega, vão ser alvo de uma queixa-crime por parte de um grupo de cidadãos, que conta com a subscrição da ex-ministra da Justiça e da Administração Interna e ex-procuradora-geral distrital de Lisboa Francisca Van Dunem, devido às suas declarações a propósito da morte de Odair Moniz, baleado por um agente da PSP na madrugada de segunda-feira no bairro da Cova da Moura.
Segundo o Diário de Notícias os principais ilícitos penais que constam do projeto de queixa-crime são a “Instigação à prática de crime”; “apologia da prática de crime” e “incitamento à desobediência coletiva”.
Em causa estão as declarações de Pedro Pinto na noite de quarta-feira na RTP3, durante um debate com o líder da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda, Fabian Figueiredo, quando disse “Se calhar, se [os polícias] disparassem mais a matar, o país estava mais na ordem”.
Quanto a André Ventura, depois de ter dito que se devia condecorar o polícia por ter baleado o residente do Bairro do Zambujal, escreveu no mesmo dia no Twitter: “Obrigado, obrigado. Era esta a palavra que devíamos a dar ao polícia que disparou sobre mais este bandido na Cova da Moura (…). Tentou esfaquear polícias, estava a fugir deles, e estava a cometer crimes com toda a probabilidade. (…) Sim, o polícia esteve bem.”
André Ventura e Pedro Pinto são segundo o mesmo jornal suspeitos de “associação criminosa”, previsto no artigo 299º do CP, e que se aplica a quem “promover ou fundar grupo, organização ou associação cuja finalidade ou atividade seja dirigida à prática de um ou mais crimes”, tendo pena e prisão de um a cinco anos, pode saber mais na notícia do Diário de Notícias.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Líder parlamentar do Chega diz que o país estaria mais na ordem se os polícias disparassem mais a matar

15 Horas depois o Correio da Manhã apagou as referências falsas à faca da sua notícia, que até para deputados do Chega serviu

Manifestante anti-imigrantes do Chega agrediu a murro duas jovens em frente à polícia e não foi detido

André Ventura e Pedro Pinto

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.