Últimas Notícias

10 de junho é dia de manifestação pela luta e homenagem às vítimas de racismo e xenofobia em Portugal

Várias Organizações juntam-se no dia 10 de junho, dia também de luta anti-racista, numa manifestação em Lisboa que terá a concentração marcada para a Rua Garrett com desfile até ao Largo do Carmo (foi atualizado), pela luta e homenagem às vítimas de racismo e xenofobia em Portugal, ação organizada pela Frente Anti-Racista.

10 de Junho – Dia de luta anti-racista.
No próximo dia 10 de Junho irá realizar-se uma acção de luta e homenagem às vítimas de racismo e xenofobia em Portugal. A acção terá lugar em Lisboa, na Rua Garrett, n.º 19, às 11h e seguirá em desfile até ao Largo do Carmo (foi atualizado), onde terminará esta acção.
Neste dia, iremos relembrar Alcindo Monteiro – que foi brutalmente assassinado –, mas também todos os que no dia 10 de Junho de 1995 foram agredidos por um grupo de nazifascistas, assim como recordar outras vítimas mortais do racismo e xenofobia, nomeadamente Bruno Candé, Giovani Rodrigues, Wilson Neto, Ihor Homeniuk, António Pereira (Xuati), Elson Sanches (Kuku), Musso. O racismo e a xenofobia, sendo uma das expressões intrínsecas à natureza do capitalismo, é usado como arma de dominação, opressão e violência sistemática em diversos contextos sociais.
Os baixos salários, o aumento do custo de vida, os problemas no acesso à habitação, a precariedade no trabalho, o desinvestimento nos Serviços Públicos, em particular na Saúde, na Educação, nos Transportes Públicos que afetam a generalidade da população portuguesa, tem um maior impacto junto de pessoas negras, ciganas, imigrantes e refugiadas, pois aos problemas identificados, somam-se acções de discriminação e exclusão em confronto com valores e princípios democráticos e com a própria Constituição da República Portuguesa.
Neste dia, exigimos os nossos direitos, reafirmamos que todas as pessoas devem ter o direito a uma vida digna. Impõe-se cumprir os direitos inscritos na nossa Constituição.
A luta contra as ideias e práticas racistas e xenófobas, onde quer que se manifestem, é uma luta das pessoas que enfrentam as consequências da discriminação racial, da xenofobia e do apartheid, mas ela é também uma luta de todos os que, em Portugal e no mundo, pugnam por uma sociedade mais evoluída, mais justa, mais solidária, contra as injustiças, discriminações, desigualdades e contra a guerra. A instigação e agravamento das guerras só conduzem à perda de mais vidas humanas, a maior sofrimento e destruição e em nada contribuem para um caminho de solidariedade e paz entre os povos.
Acreditamos que todas e quaisquer mudanças virão da construção coletiva, da nossa organização para a elevação da consciência social e política e da luta contra todas as expressões de racismo e xenofobia e formas de exploração.
Assim, convidamos todos a participarem nesta acção, e pela sua acção e intervenção a juntarem-se a esta luta tão urgente quanto necessária.
Neste sentido reforçamos:
O Cumprimento da Constituição da República Portuguesa.
25 de Abril Sempre! Racismo e fascismo nunca mais!

Acção de luta e homenagem às vítimas de racismo e xenofobia em Portugal.
Dia 10 de Junho! Dia de luta anti-racista!

Organizações subscritoras:
Frente Anti-Racista,
AfroPsis – Saúde Mental – Psicólogos Afrodescendentes em Portugal,
Associação Cavaleiros São Brás
Acmoinhodajuventude
Associação Desportiva e Recreativa “O Relâmpago” (ADRR),
APPA – Associação do Património e População de Alfama
AOPIC – Associação Operária de Promoção Intercultural
Baque Mulher Lisboa
Casa do Brasil de Lisboa
Colectivo MUMIA Abu-Jamal,
Comitê Popular de Estudantes Brasileiros em Portugal,
Comitê Popular de Mulheres em Portugal
Conselho Português para a Paz e Cooperação – CPPC
Grupo Teatro do Oprimido de Lisboa (GTO LX)
Iniciativa dos Comuns
MDM – Movimento Democrático de Mulheres
Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente
Projecto Ruído
Solidariedade Imigrante
SOS Racismo
Techari Associação Nacional e Internacional Cigana
Trabalhar com os 99% – Working with the 99%
URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses
Vida justa

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Comentadora da TVI e apoiante do Chega que é acusada de Racismo foi salva por “pessoas de cor” e apresentador da CMTV é acusado de “burrice trágica”

Diogo Pacheco de Amorim diz que mandar alguém para a sua Terra não é Racismo nem Xenofobia “É uma Expressão”

Isabel Moreira acusou o “ventura” Pedro Frazão de ser “Um símbolo de Racismo e da Misoginia que temos em Portugal”


facebook . com / FARPortugal/ photos/ 8666710046674388

Leave a Reply