Ser chegano é… Ser contra a corrupção e ao mesmo tempo ser capaz de criar “o maior esquema de corrupção institucionalizada” de sempre. Segundo a Transparência Internacional, organização sem fins lucrativos anticorrupção sediada em Berlim que atua a nível internacional, o mandato de Jair Bolsonaro (2019-2023) “foi marcado pelo desmantelamento de estruturas anticorrupção que levaram dezenas de anos a construir”.
A ONG considera que o Governo de Jair Bolsonaro “criou o maior esquema de corrupção institucionalizada já conhecido no Brasil, conhecido como ‘orçamento escondido'” e “com este esquema, milhares de milhões de reais serviram para favorecer aliados políticos, com graves impactos nas políticas de saúde, educação e infraestrutura”.
O Ranking Mundial de 2022 de Índice de Perceção da Corrupção, que classifica de zero (percecionado como muito corrupto) a 100 pontos (muito transparente), é liderado pela Dinamarca com 90 pontos, seguido da Finlândia e a Nova Zelândia, ambas com 87 pontos.
Portugal consegue apenas o 33º lugar com uma pontuação de 62, à frente de países como a Espanha, Itália, Polónia, Roménia, … Mas o Brasil está muito atrás, na posição 94 com somente 38 pontos.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply