Depois da decisão unilateral de Espanha de exigir a quem viajar de Portugal por via terrestre, um teste negativo à Covid-19, certificado de vacinação ou de recuperação da doença, André Ventura não perdeu tempo, e enviou à imprensa uma nota onde questionou o Governo sobre os motivos invocados por Espanha para justificar as medidas de controlo fronteiriço devido à Covid-19 anunciadas esta segunda-feira e queria saber se Portugal vai fazer as mesmas exigências.
O que é certo é que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, à noite em entrevista na TVI, antes da nota do Líder do Chega ser divulgada na imprensa, já tinha dito a Miguel Sousa Tavares, que se deveria tratar de um equivoco técnico, sob pena de Portugal tomar medidas de reciprocidade.
Espanha recuou hoje e já não vai exigir teste ou vacina na fronteira com Portugal. O País vizinho admitiu o “erro” e prometeu corrigi-lo já esta terça-feira.
“Pedimos esclarecimentos sobre esta questão às autoridades espanholas, aguardamos que sejam prestados o mais rapidamente possível, porque, se não, teríamos de adotar, da nossa parte, medidas de reciprocidade equivalentes, tendo em conta que a situação epidemiológica de Espanha é, desde logo, pior do que a vivida em Portugal”, afirmou Santos Silva, em declarações à Agência Lusa.
O líder do Chega quase que perdia a oportunidade, mas ainda deu para ser notícia na imprensa.
André Ventura, Cheganos Oficiais
Leave a Reply