Já começa a ser difícil encontrar um fundador do Chega que não tenha sido expulso ou que não se tenha demitido. José Augusto dos Santos Dias, fundador do Chega, militante nº 14, ex-vice-presidente, candidato a Deputado por Castelo Branco em 2019, candidato do partido de André Ventura a presidente da Câmara Municipal da Amadora em 2021, foi expulso pelo Conselho de Jurisdição Nacional. Com a Comissão de Ética colocada de castigo pelo Tribunal Constitucional, há 8 meses que o órgão liderado por Rodrigo Alves Taxa não expulsava nenhum militante.
Em declarações ao Expresso, o sindicalista da PSP disse que trata-se de “uma aberração jurídica” e garante que vai recorrer para o Tribunal Constitucional. Em causa estão publicações nas redes sociais e declarações em entrevistas que já lhe tinham valido a suspensão do partido em que o militante “teceu certos comentários como ‘o partido não pode ser só André Ventura e seus amigos’” e afirmou que “estar na direção ou não estar era exatamente a mesma coisa, até porque o André Ventura é que decide tudo e o que estão lá a fazer”.
José Dias liderou em 2021 a Lista A a delegados por Lisboa ao Congresso Nacional, lista que foi excluída de ir a votos a menos de 12 horas da eleição.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply