Cheganos Oficiais, Rita Matias

Rita Matias responde às acusações de plágio (PlagScan e CopyLeaks vs Polígrafo da SIC)

Rita Maria Matias, filha do ex-líder do Partido Pró-Vida/Cidadania e Democracia Cristã, já reagiu à acusação de ter plagiado o discurso de Giorgia Meloni do partido conservador nacional Fratelli d’Italia. A vogal da Direção do Chega partilhou o resultado de duas plataformas de verificação de similaridades: PlagScan e CopyLeaks, onde apresenta similaridade de 6% e 4% (o que pode depender de vários fatores, e eventualmente das traduções).
No entanto o Polígrafo da SIC foi verificar o vídeo em causa e diz que as semelhanças entre os dois discursos são inegáveis. O primeiro jornal português de Fact-Checking afirma que as semelhanças se verificam também na postura, no tom com que são proferidas as frases, bem como no ênfase dado a determinadas palavras, em alguns gestos ou até mesmo nos compassos de espera.
Rita Matias partilhou os resultados das plataformas de verificação de similaridades e escreveu:

Tenho 22 anos e sinto que fui atropelada por um camião nas últimas 24 horas. Estou na política porque tenho princípios, ideias para o meu país e num espírito de total serviço.
Levo estas acusações com a máxima seriedade. Repudio totalmente as acusações de que fui alvo. Jamais faria plágio do que quer que fosse e jamais deixarei que afirmem que não tenho ideias próprias.
Como tal, tive o trabalho de submeter comparativamente o meu discurso no III Congresso Nacional do Partido CHEGA e o Discurso da Presidente do Fratelli, Giorgia Meloni, no Congresso Mundial da Família em 2019, não apenas numa, mas em duas plataformas de verificação de similaridades. Numa deu 6% e noutra deu 4%. Este é o nível de similaridade entre as duas intervenções. Mas, para que não restem dúvidas, confesso que a minha comunhão de valores e princípios com esse discurso em particular é de 100%!
Aceito discutir ideias com ideias! Estou, como sempre estive, 100% disponível para o debate político com elevação. Não contem comigo para ataques de carácter!
Nota final:
Para que todos possam verificar disponibilizo os nomes das plataformas que utilizei – PlagScan by Ouriginal e CopyLeaks.

Artigo Relacionado

Rita Matias acusada de “plagiar” um discurso da Giorgia Meloni da Fratelli d’Italia

Partilhe

Leave a Reply