André Ventura foi acusado por vários verificadores de Fake News de estar a partilhar nas redes sociais notícias falsas e a usar o grafismo idêntico ao site da “Rádio Renascença” e do jornal Público, mas a verdade é que o líder do Chega revelou-se um verdadeiro visionário, pois conseguiu partilhar uma notícia, apesar de com título diferente, 12 dias antes dela sido publicada.
No dia 6 de agosto, André Ventura e o Chega publicaram nas redes sociais uma imagem de uma notícia com o título “Milhares de inscritos na JMJ desaparecidos. ‘Imigração ilegal’ diz especialista”, mas a notícia que usava o grafismo da Rádio Renascença não tinha sido publicado por esse meio de comunicação socia, desmentido pelo próprio, nem por nenhum outro jornal, conforme verificado pelo Polígrafo da SIC e do Observador. Dias depois nem o Folha Nacional, jornal do Chega, tem qualquer notícia com o mesmo título.
No entanto, no dia 18 de agosto, o jornal Expresso fez o favor de publicar uma notícia que ajuda o líder do Chega a vender o discurso que afinal publicou uma notícia verdadeira (um tipo de visão só ao alcance do 4º Pastorinho de Fátima).
A notícia do Expresso tem como base “vários elementos de forças e serviços de segurança”, mas não diz quais, esperemos que não seja a Brigada de Trânsito nem as Securitas, e não tendo “números concretos — e o mais provável é que nunca venham a existir”, ou seja até nós podemos mandar para o ar qualquer número, desde o zero até às centenas, ou aos milhares.
No mesmo dia, a TSF usou as palavras do Coordenador do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), Jorge Bacelar Gouveia, que marcou presença nas jornadas parlamentares do Chega e que tem também presença confirmada nas III Academia de Verão da Juventude Chega, para defender o mesmo alarmismo, apesar de também não saber se são “centenas ou milhares”.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Rui Polónio
Vocês têm é dor de corno; Estão apavorados; pelo apoio que os Portugueses, estão a dar ao Partido Chega!
Palhaçada; Afinal quem são os /as aldrabões?
Vocês borram-se de pavor; porque o único Partido que defende Portugal, e, os Portugueses, é o Chega! É o Chega ,que desmascara esta extrema esquerda da mentira, e da podridão!
O vosso, lugar; nao é em Portugal! Pois aqui nunca conseguirão, implantar; a vossa Doutrina Diabólica!!
Os vossos tachos; brevemente irão, acabar: