Aléssio Alfama, Cheganos Oficiais

Mais um dirigente do Chega vítima de Racismo! Nº 2 à Câmara do Seixal já foi alvo de insultos racistas

Apesar de haver cheganos que dizem que não há Racismo em Portugal, ao que parece há, e já atingiu dirigentes do Chega.
Em maio, Marcus Santos, Vice-Presidente da Concelhia do Chega na Maia, denunciou nas Redes Sociais que foi alvo de ataques racistas por parte de membro contestatário do Chega na Maia, mas depois apagou a sua mensagem, talvez alertado para o facto de pertencer a um partido que faz manifestações com o lema “Portugal não é racista”.
Mas o caso do brasileiro campeão de MMA não é único no Chega, Aléssio Alfama, nº 2 da lista do Chega à Câmara Municipal do Seixal, foi alvo de insultos racistas no Facebook quando se apresentou em 2013 como candidato do PSD à Junta de Freguesia da Amora, no concelho do Seixal.
Segundo notícia do Diário de Notícias da altura, o PSD do Seixal denunciou o caso à Comissão Nacional de Eleições, pois em causa estavam os comentários de Vítor Manuel Duarte Ferreira Ramalho, candidato à Câmara Municipal de Aveiro pelo partido de extrema-direita PNR – Partido Nacional Renovador.
Vítor Manuel Ramalho tinha escrito no Facebook que desconhecia:

que havia uma terra chamada Seixal em Angola, nem que já tinham um partido chamado PSD

O ex-membro fundador do MIRN, que não se considera racista, justificou-se à imprensa que tinha sido apenas “uma brincadeira” mostrando-se “tranquilo” sobre a queixa apresentada na CNE e que “no máximo tenho de ter mais cuidado com o que escrevo no Facebook”. Já Aléssio Alfama, quanto à possibilidade de apresentar uma queixa crime disse também ao jornal que queria “averiguar que tipo de importância dar a isto” apesar de considerar que Vítor Manuel Ramalho não deveria concorrer à Câmara Municipal de Aveiro “porque apresenta um grave fator de conflito social”.
Na página da JSD – Juventude Social Democrata, quando foi apresentada a sua candidatura, houve um comentário que não agradou a Aléssio Alfama, e houve quem achasse que também devia ser apresentada queixa às autoridades por racismo:

Tao a brincar!!??, nao e pssivel!!!, um preto????!!!!!, passaram-se todos????!!!

Sete anos mais tarde, também na publicação da apresentação dos candidatos do Chega ao Seixal, houve seguidores “desgostosos” com a entrada de Aléssio Alfama na candidatura pelo partido de André Ventura:

O rapaz da esquerda é infiltrado ou foi contratado,?

Já têm um africano agora falta saber quem é o gay e a lésbica? Acho que vou voltar a votar no PNR. Só me dão desgostos…

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Vice-Presidente do Chega na Maia alvo de ataques racistas por parte de membro do Chega na Maia

Foi provado o motivo de Ódio Racial e o assassino de Bruno Candé foi condenado a mais de 22 anos de prisão

André Ventura vai a Tribunal acusado de Racismo por família do Bairro da Jamaica

Partilhe

Leave a Reply