A lista B liderada pelo deputado que se demitiu em agosto de vice-presidente do partido na sequência do afastamento do cargo de coordenador do gabinete de estudos, Gabriel Mithá Ribeiro, perdeu a eleição a delegados ao V Congresso Nacional para a lista A liderada pelo presidente da distrital de Leiria, Luís Paulo Fernandes. Votaram em Leiria 135 militantes(51%) pela lista A, contra 128 (48%) na lista B e registaram-se 3 votos nulos. Listas únicas em Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Faro e Beja.
- Em Braga venceu a lista da Distrital, que contou com o apoio da ex-líder da lista da oposição, registou 243 votos, contra 71 da lista do único vereador do Chega no Norte, 8 votos em branco e 3 nulos.
- Em Aveiro a Lista B do líder da distrital Hugo Sousa venceu com 67 votos, contra 64 votos da lista A e 39 votos da lista C.
- Em Faro, devido à exclusão de uma lista, como já é normal neste tipo de eleições do Chega, apenas a lista que tinha o apoio da distrital foi a votos, e ficou-se pelos 89 votos válidos, contra 34 nulos e 1 em branco.
- Em Setúbal, havia apenas também uma lista a concorrer com 71 delegados, mas nem todos foram votar, pois apenas se registaram 63 votos a favor e 1 nulo.
- Em Beja, a Lista A tinha 11 candidatos a Delegados, votaram 15 militantes.
- No Porto, a Lista A tinha 84 candidatos a Delegados, votaram a favor 118, registaram-se 9 votos nulos e 8 votos em branco.
- Em Lisboa e nos outros distritos, devem ter tido tantos ou tão poucos votos, que ainda nem revelaram os números.
Tendo em conta o universo anunciado de mais de 40 mil militantes, e com base nos resultados a que tivemos acesso, calcula-se que tenham votado apenas cerca de 5% de militantes: Leiria (266 votos), Santarém (109 militantes), Braga (325), Aveiro (170), Porto (135 votos), Faro (124 votos), Setúbal (64), Beja (15 votos).
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply