António Mucharreira, Cheganos Oficiais

Líder do Chega em Torres Vedras acusa Manuel Alegre de ter ajudado a matar tropas portuguesas

António Ribeiro Mucharreira, Presidente da Comissão política da Concelhia do Chega de Torres Vedras, acusa Manuel Alegre, que no inicio desta semana foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Camões, de ser um “traidor da Pátria”, “um criminoso”, e de ter estado ao serviço dos movimentos de guerrilha durante a guerra colonial, “ajudando a matar” tropas portuguesas.
Já não é a primeira vez que o socialista é alvo destas acusações o que já motivou a que um ex-tenente-coronel, defensor de Salazar, fosse condenado por difamação a pagar 25 mil euros de indemnização.
António Mucharreira escreveu ontem na sua página:

Manuel Alegre, exilado na Argélia e comentador na radio Argel, ao serviço dos movimentos de guerrilha, dava informações sobre as tropas portuguesas, ajudando a matar muitos de nós.
Isto é importante que as novas gerações saibam.
Além de traidor da Pátria , foi um criminoso.
Agora, ao mais alto nível, é condecorado com a mais alta distinção pátria.
Depois de Otelo, Amilcar Cabral e outros da mesma estirpe.
Uma VERGONHA.
Como COMBATENTE sinto a mais profunda náusea por isto que vai acontecendo no meu Portugal.

O tenente-coronel Brandão Ferreira, foi acusado de dois crimes de difamação por artigos publicados em blogues, reiterou em tribunal a tese que Manuel Alegre cometeu, aos microfones da rádio Voz da Liberdade, em Argel, um crime de traição à pátria, ao incitar os militares portugueses a desertar, ao conviver com os líderes dos movimentos de libertação de Angola, Moçambique e Guiné e ao ajudar a emboscar as tropas lusas que combatiam no Ultramar.
Brandão Ferreira, foi autor de diversos textos sobre a experiência militar e revolucionária de Manuel Alegre, e num dos textos publicado no seu blogue pessoal, acusou o socialista de ter ajudado a “emboscar as tropas” portuguesas:

O cidadão MA [Manuel Alegre] quando foi para Argel não se limitou a combater o regime, consubstanciado nos órgãos do Estado, mas a ajudar objetivamente as forças políticas que nos emboscavam as tropas.

Manuel Alegre nega todas acusações ao Polígrafo da SIC: “Isso era impossível, como foi demonstrado em tribunal”.
O tenente-coronel, apesar de ter sido ilibado na primeira instância, foi condenado pelo Tribunal da Relação, em maio de 2016, a pagar 25 mil euros de indemnização ao ex-dirigente socialista, sentença confirmada pelo Tribunal Constitucional.
Brandão Ferreira foi em 2020 palestrante do almoço-conferência na homenagem a Salazar em Sta. Comba Dão, 50 Anos depois da sua morte.

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Cabeça de lista do Chega em Portalegre (ex-PSD) foi nomeado em governo PS de José Sócrates, teve processo disciplinar por “constantes ausências” e apoiou Manuel Alegre

Livro revela cartas com casos de Corrupção que envolvem Salazar: Rede de Cunhas e Favores do Estado Novo

Deputado do Chega diz que os portugueses consideram Salazar um político excecional e apresenta mais pontos Positivos que Negativos no Estado Novo


facebook . com/ antonio. mucharreira. 7/posts/ pfbid02WiEnzfCdGpr1shSUnreAtuccjqPTAEwtQi5UjpZ5GE4SWsPfBFrnxL85D9RHoHxFl
noticiasviriato . pt/ homenagem-a -salazar-em-sta-comba -dao-50-anos -depois-da-sua-morte
observador . pt/ factchecks/ fact-check- manuel-alegre-desertou-de- acampamento-militar-em-angola

Leave a Reply