André Ventura foi apanhado esta semana a mentir, mais do que uma vez, pelo Polígrafo da SIC. Quem visita o primeiro jornal português de Fact-Checking encontra quase sempre nas últimas notícias mentiras do líder do Chega ou dos seus seguidores, e mentiras difundidas pela extrema direita sobre os imigrantes.
No dia 26 de setembro o líder do Chega publicou nas redes sociais um vídeo com cenas de violência numa sala de aulas e escreveu: “Vejam isto! Esta é a violência que reina nas escolas, fruto da impunidade! É preciso agir já! #SalvarPortugal”
No entanto não se percebe como é que pretende salvar Portugal resolvendo os problemas de falta de segurança em escolas no Brasil, conforme foi comprovado pelo Polígrafo da SIC, que confirmou tratar-se de um vídeo de há 5 anos atrás, gravado na Escola Estadual Maria de Lourdes Teixeira, em Carapicuíba.
Apesar de desmentido por vários seguidores e mesmo depois do Polígrafo verificar a mentira do líder do Chega, este mantém, 5 dias depois, a sua publicação falsa que teve no Facebook 234 partilhas.
Mas esta não foi a única mentira de André Ventura a ser verificada pelo Polígrafo na última semana. No dia 29 de setembro, André Ventura disse aos jornalistas que as multas para quem não limpa terrenos não são aplicadas. É verdade? Desmentido pela Agência Lusa e pelo Polígrafo.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
1 Pingback