André Ventura continua na sua caminhada das Fake News, até porque partilhar notícias falsas de forma compulsiva nas redes sociais dá comprovadamente votos. O líder do Chega foi apanhado pela Lusa Verifica, site “Combate às Fake News” concebido pela Agência Lusa, a divulgar Fake News e a Plagiar.
André Ventura partilhou nas redes sociais um vídeo de um cidadão indostânico a bordo de um avião, onde se lia “André Ventura, estamos prestes a chegar”, mensagem à qual André Ventura respondeu “se depender de mim, também estarão prestes a sair”, seguida dos ícones de três aviões, publicações que só no X e no Instagram já somam mais de 1,1 milhões de visualizações, no entanto o vídeo é um ‘meme’ feito a partir de um vídeo de uma viagem entre o Bangladesh e a Arábia Saudita.
Segundo o site de verificações a versão partilhada pelo líder do Chega é um plágio de outra mensagem publicada na véspera por outra conta do Instagram, que já tinha mais de 1,6 milhões de visualizações.
O Lusa Verifica confirmou que o vídeo original foi publicado no TikTolk de Kuddus Monir a 6 de janeiro, na conta de um cidadão do Bangladesh, onde já foi visto mais de 3,5 milhões de vezes: descrição original do vídeo surge apenas a palavra ‘Medina’, a cidade saudita que é um dos principais locais sagrados para os muçulmanos.
Pode saber mais na Página da Lusa Verifica.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply