Já não é a primeira vez, nem será a última, que André Ventura é apanhado a publicar vídeos, dando a entender que são de situações que acontecem em Portugal, quando na verdade aconteceram noutros países.
O líder do partido de extrema direita publicou nas suas páginas um vídeo editado (vídeo original com 1 minuto e 47 segundos, passou a ter apenas 47 segundos), e assinado pelo Chega (logotipo no final do vídeo editado), com o título “O preço da imigração descontrolada”, onde um taxista, ou um motorista de aplicativo, assedia uma passageira, e questionou se “vamos mesmo continuar de portas abertas”. Mas o que o dono do Chega não disse foi que o seu vídeo passou-se na verdade no Egito, com um taxista egípcio que assediou uma turista chinesa, ou seja uma situação nada relacionada com imigração.
A Prova dos Factos do Jornal Público fez o Fact-Checking e confirmou que André Ventura partilhou um vídeo como se fosse de um taxista português, mas passou-se no Egito, com um taxista desse país que assediou uma turista chinesa, e que acabou detido inicialmente por 15 dias, renováveis, para investigação.
Calculamos que, à semelhança das outras vezes, apesar do vídeo ter sido partilhado 488 vezes no Facebook não vai haver nenhum desmentido, e quem viu o vídeo, se assumiu que foi em Portugal, com um condutor imigrante, foi porque quis.
Leave a Reply