Ana Gomes, Anti Cheganos, Últimas Notícias

Juristas entregam aditamento ao Processo para ilegalizar o Chega com base no Racismo e Xenofobia

Dois meses após a queixa de Ana Gomes para pedir a ilegalização do Chega, processo que ainda está a ser analisado no Tribunal Constitucional, duas advogadas entregaram na Procuradoria-Geral da República um aditamento com 103 páginas de fundamentação jurídica, onde alegam a ideologia racista e fascista do partido liderado por André Ventura.
Segundo o Expresso, as juristas Carmo Afonso e Madalena Vaz da Silva afirmam não ter dúvidas de que existem motivos suficientes para ilegalizar o Chega por mero incumprimento da lei e não por questões políticas e têm como base declarações públicas e centenas de afirmações feitas nas redes sociais pelas contas do partido e por André Ventura.
Dão como exemplos das atitudes racistas e xenófobas o “convite” feito à deputada Joacine Katar Moreira para “ir para a sua terra”, ou a guerra aberta do partido de extrema-direita contra o activista senegalês Mamadou Ba.
O facto de André Ventura ter sido multado pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial é outro dos argumentos invocados pelas advogadas.

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.