A maioria dos Dirigentes da Primeira Direção Nacional do Chega abandonou ou foi despromovida, e só André Ventura, Ricardo Regalla e João Tilly se mantém nos mesmo lugares dois anos depois.
Cerca de 100 pessoas participaram no dia 30 de junho de 2019 na Convenção Nacional fundadora do Chega que elegeu os primeiros órgãos sociais do partido, ao ratificarem a lista “A”, a única apresentada, com 97 votos a favor, três brancos e três nulos.
- Presidente: André Ventura foi eleito presidente da Direção Nacional (mantém-se na liderança e conseguiu reforçar os seus poderes).
Vice-Presidentes:
- Nuno Afonso (militante Nº2, despromovido a Vogal da Direção no III Congresso, foi eleito vereador em Sintra, mas ficou de fora da lista de candidatos a deputado).
- Diogo Pacheco de Amorim (despromovido a Vogal da Direção no III Congresso, depois de ter sido Nº 2 em Lisboa em 2019, onde agora seria previsivelmente eleito deputado, foi despachado para ser o Nº 2 do Porto, onde agora dificilmente será eleito.)
- José Dias (afastado da Direção Nacional no III Congresso, ex-líder da Lista A a Delegados por Lisboa no último Congresso, excluída de ir a votos, fez parte dos que impugnaram a votação para o Tribunal Constitucional.)
Adjuntos:
- Lucinda Ribeiro (afastada da Direção Nacional no III Congresso, desfiliou-se no inicio de dezembro, com acusações a André Ventura).
- Salvador Posser de Andrade (afastado da Direção Nacional no II Congresso)
- Ricardo Regalla (Mantém-se como Vogal da Direção, mas não concorre a nenhum lugar de deputado).
- Miguel Tristão da Silveira (afastado da Direção Nacional no II Congresso, ex-líder da Madeira, demitiu-se da Direção Nacional em junho de 2020).
- Joaquim Chilrito (despromovido da Direção Nacional no II Congresso, foi cabeça de lista às legislativas de 2019 pelos Açores. Foi eleito Conselheiro no IV Congresso pela lista independente, contrária à Lista da Direção)
- Gerardo Pedro (demitiu-se em maio de 2020 após “ameaças de morte”).
Outros órgãos nacionais:
- Presidente da Mesa Conselho Nacional: Luís Graça (demitiu-se antes do IV Congresso).
- Presidente do Conselho de Jurisdição: Fernanda Marques Lopes (militante Nº3, deixou o cargo , foi eleita Conselheira no IV Congresso pela lista apoiada por André Ventura).
- Lista Conselheiros Nacionais liderada por João Tilly (mantém-se como Nº 1).
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply