André Ventura e o representante do PCP, Duarte Alves, foram os únicos deputados que integram o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Rússia que não assinaram a proposta de extinção deste organismo e o congelamento das relações bilaterais com a Duma, devido à ofensiva militar russa na Ucrânia.
O grupo, que teve a sua reunião de instalação em 21 de abril do ano passado, tem como presidente o deputado do Partido Socialista João Paulo Correia e como vice-presidentes Carlos Eduardo Reis, do PSD, e Duarte Alves, do PCP.
A proposta de extinção foi apresentada na sexta-feira passada e é assinada pelos deputados do PS: Jamila Madeira, João Paulo Correia, Maria Graça Reis, Tiago Barbosa Ribeiro e Tiago Estevão Martins, e pelos deputados PSD: Carlos Eduardo Reis, Lina Lopes, Pedro Rodrigues, Rui Cristina e Rui Silva.
A ofensiva militar da Rússia na Ucrânia merece a mais veemente condenação. O povo ucraniano e populações afetadas pela guerra merecem total solidariedade. A Rússia deve retirar de imediato as suas forças militares da Ucrânia, cessando qualquer violência sobre o povo ucraniano
Além de pertencer ao Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Rússia, o líder do Chega também integra os Grupos de Amizade Portugal-Cabo Verde e Portugal-São Tomé e Príncipe.
Leave a Reply