Depois de Paulo Rangel, hoje foi a vez do outro candidato à liderança do PSD, Rui Rio, numa entrevista à Antena 1, de afastar de vez a possibilidade do Chega integrar um governo dos sociais democratas.
André Ventura não reagiu bem e ameaça quebrar o entendimento nos Açores se o PSD der as mãos ao PS no Governo Nacional:
Se o PSD der as mãos ao PS no Governo nacional, permitindo a continuidade do marasmo em que andamos há seis anos, então o Chega reservará para si o lugar de única oposição nacional e dará instruções, a nível autárquico e regional, nomeadamente nos Açores, para quebrar qualquer entendimento que subsista entre o Chega e o PSD.
A Assembleia Legislativa dos Açores é composta por 57 deputados, e na atual legislatura, o PS tem 25, PSD 21, CDS-PP 3, PPM 2, BE 2, Iniciativa Liberal 1, PAN 1, Chega 1, Independente ex-Chega 1.
PSD, CDS-PP e PPM assinaram um acordo de governação, e a coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega, e o PSD um acordo de incidência parlamentar com a IL.
Ou seja, o deputado único do Chega nos Açores pode deixar de apoiar a coligação de direita, e abrir as portas a uma governação do PS, como forma de castigo ao PSD nacional, se este apoiar um governo PS.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply