Numa projeto apoiado pela Bolsa de Jornalismo de Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian, a SIC mergulhou nos meandros do partido dos Cheganos fundado em abril de 2019.
Segundo a reportagem de Pedro Coelho, o discurso de André Ventura, apontando o dedo a minorias desamparadas e socialmente irrelevantes, atraindo extremos radicais e saudosistas do antigo regime que abriu as portas do Chega aos simplesmente desencantados, aos radicais sem chão político e aos oportunistas e manipuladores.
Para a investigação de “A Grande Ilusão”, André Ventura tem envolvido a sua ação política em inúmeras contradições, com o intuito de juntar-se à extrema-direita europeia com realidades políticas vizinhas, liderada pelos franceses Rassemblement National, italianos Lega e espanhóis VOX.
- Episódio 1 – A Grande Ilusão: o ódio saiu do armário
- Episódio 2 – A Grande Ilusão: cifrões e outros demónios
- Episódio 3 – A Grande Ilusão: o esqueleto saiu do armário
- Episódio 4 – A Grande Ilusão: o Padrinho, a Madrinha e o Vizinho Espanhol
- Episódio 5 – A Grande Ilusão: Cifrões e outros demónios
Reportagens de Pedro Coelho e José Silva (imagem); edição de imagem de Andrés Gutierrez; grafismo de Marta Coelho; Produção de Diana Matias com alunos da NOVA FCSH; coordenação Amélia Moura Ramos; direção Ricardo Costa e Marta B. dos Reis.
Leave a Reply