Jair Messias Bolsonaro, candidato apoiado por André Ventura nas últimas eleições presidências brasileiras, foi formalmente acusado pela Polícia Federal do Brasil de envolvimento numa tentativa de golpe de Estado.
O ex-presidente brasileiro e ex-integrantes de seu governo são acusados de tentarem um golpe de estado e são suspeitos dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Além de Bolsonaro, foram indiciados pelos 3 crimes, o general da reserva do Exército Braga Netto (ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro), o general da reserva Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), o policial federal Alexandre Ramagem (ex-diretor da Agência Brasileira de Informações) e Valdemar da Costa Neto (presidente do Partido Liberal).
A conclusão do inquérito aponta uma organização criminosa que atuou de forma coordenada na tentativa de golpe para manter Jair Bolsonaro no poder após ele ter perdido as eleições em 2022. A investigação começou no ano passado e foi concluída dois dias após a Polícia Federal prender 4 militares e um policial federal que tentaram matar Lula, Alckmin e Moraes.
Alguns dos supostos conspiradores tinham um plano para assassinar Lula antes que o presidente assumisse o cargo e Bolsonaro estava ciente desse alegado plano, disse uma fonte policial à Reuters.
Assim que a polícia apresentar o seu relatório ao Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria-Geral da República decidirá se deve apresentar queixa contra Jair Bolsonaro e quaisquer antigos assessores implicados.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply