Chega a um ponto que já nem o próprio deve acreditar no que partilha. André Ventura foi apanhado novamente a divulgar Fake News nas redes sociais, mas desta vez com o selo do Correio da Manhã. O líder do Chega aproveitou a notícia do jornal que o promoveu, que divulgou uma carta, desmentida dias antes pela Escola e pela Associação de Pais, publicada por ex-dirigente do Gabinete de Estudos do Chega, que chegou a ser acusada pelo filho de o ter submetido a “Terapia” por ser homossexual e o ter agredido.
Maria Helena Costa, presidente da Associação Família Conservadora, publicou no Facebook no passado dia 5 de julho a carta supostamente escrita por uma criança de 8 anos, e num vídeo refere que a carta é a conclusão do que o aluno havia eventualmente aprendido nas aulas da disciplina de cidadania.
O Correio da Manhã fez notícia da mesma carta dois dias depois e escreveu que o texto provocou críticas nas redes sociais em relação à adoção da temática no 1.º Ciclo com o título: “Aluno de oito anos escreve sobre cirurgia de mudança de sexo nas aulas de Cidadania”.
No entanto a carta foi desmentida pela escola dois dias antes de ser notícia no Correio da Manhã, mas não se conhece o desmentido no jornal. Comunicado do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, Cacia, Aveiro, divulgado no Facebook:
ESCLARECIMENTO
Estão a circular publicações e videos, onde alegadamente se vê um pedaço de papel com frases que teriam sido escritas por um aluno de 8 anos que pertenceria a este Agrupamento. Tudo COMPLETAMENTE FALSO. Não existe a professora com aquele nome na disciplina em questão, muito menos os conteúdos de que se fala, fazem parte do que é lecionado em algum ano de escolaridade.
Seria bom que, antes de publicar partilhar ou comentar estas inverdades, se averiguasse a veracidade das mesmas. Esta situação causa danos na imagem da escola e dos seus profissionais, de forma completamente injustificada.
Obrigado pela compreensão
Maria Helena Costa respondeu no próprio dia na página da escola:
Infelizmente, estão a mentir aos pais e aos portugueses. Foram os pais de um aluno que denunciaram a redacção feita em sala de aula e o aluno não mentiu nem inventou aquilo. Creio que estaremos perante um “lavar de mãos”, talvez ordenado por quem manda, para que o vídeo e a respectiva denúncia sejam classificados como fake news e quem os partilha seja punido. O facto de a professora não leccionar só aquela disciplina não significa rigorosamente nada, pois qualquer professore pode dar aqueles conteúdos, que são transversais a TODAS AS DISCIPLINAS. Os pais do aluno terão todo o apoio legal para agir em conformidade com esta publicação, que lhes chama mentirosos e coloca quem cheque o seu bom nome. Eu própria apresentarei queixa, pois partilhei uma informação que me foi apresentada como verdadeira.
A página do Página da APEEAECacia – Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, Cacia, também reagiu no dia seguinte, apesar de também não se conhecer notícia no Correio da Manhã:
No seguimento de alguns vídeos que estão a ser divulgados nas redes sociais onde a nossa comunidade escolar é visada, a APEEAEC vem por este meio reiterar a sua confiança no Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe e nos profissionais que nele trabalham.
Estamos a tentar acompanhar a situação, o que não tem sido fácil pois
– não temos nenhuma escola do 1º ciclo no Agrupamento com o nome que é referido;
-não temos, no Agrupamento, nenhuma docente de História com o nome que foi divulgado;
-no 1º ciclo, os conteúdos de Cidadania e Desenvolvimento são lecionados de forma transversal pelo(a) professor(a) titular, e não por outro professor, em disciplina independente, como acontece no 2º e 3º ciclo;
-os conteúdos referidos, não fazem parte do currículo;
Nem estes, nem outros pais do Agrupamento contactaram a Associação de Pais sobre este assunto, ou nenhum outro referente aos conteúdos lecionados nas aulas de Cidadania.
Desta forma, apelamos à comunidade escolar que não ajude à disseminação de notícias falsas que prejudicam a imagem das nossas escolas.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Rosi
Cheganos sao a favor ou contra o chega?