Anti Cheganos, Lula da Silva

União Antifascista Portuguesa garante participação na manifestação de apoio a Lula no parlamento no 25 de Abril

União Antifascista Portuguesa, representante em Portugal da internacional antifascista “Alternative International Movement”, garantiu em comunicado a participação de antifascistas de toda a Europa e algumas secções do Brasil na manifestação organizada pelo Núcleo do PT em Lisboa, no dia 25 de Abril às 9h00, “Ato em apoio a Lula. Democracia sempre, fascismo nunca mais”, em frente à Assembleia da República (acesso pela Calçada da Estrela).

Comunicado de imprensa – 18/04/2023
Contra a agressão fascista, unidade popular !
A Uniâo Antifascista Portuguesa, representante em Portugal da internacional antifascista “Alternative International Movement”, bem por este meio comunicar a sua adesão ao “Ato em apoio a Lula. Democracia sempre, fascismo nunca mais !”, convocado pelo Núcleo do PT – Lisboa.

As últimas semanas viram aparecer um debate bastante agressivo entre as forças fascizantes portuguesas, levadas avante pelo partido Chega, e as forças democráticas. Debate centrado à volta da vinda a Portugal do presidente brasileiro Luiz Inácio da Silva, acusado principalmente de ser um corrupto e apoiante do Putin. Face a esta polémica, o partido Chega, tal como o Ergue-te, aproveitaram para marcar uma manifestação no dia 25 de Abril às 9h00, frente à Assembleia da República.

Factualmente, o pretexto do Lula ser apoiante do Putin cai por água abaixo quando o mesmo partido tem na sua lista de convidados para o Congresso da direita europeia em Lisboa, pessoas como o Bolsonaro ou ainda o Salvini, apoiantes assumidos do Putin. Deixando ao povo portugûes a prova de que mais uma vez, não será a coerência que permitirá esconder o anticomunismo primário deste partido.

Face a este novo ataque às forças democráticas por parte do Partido Chega e do Ergue-te, foi lançada uma convocatória para um ato em apoio a Lula no mesmo dia, à mesma hora, também frente à Assembleia da República. A União Antifascista Portuguesa, mesmo sendo critica do governo Lula sobre varios aspetos, decidiu reponder presente neste ato e assim, mobilizar os seus membros tal como a sua internacional.

Este apelo feito à Alternative Internacional Movement permitiu assim garantir que, no dia 25 de Abril, estarão presentes antifascistas de toda a Europa e algumas seccões do Brasil para mostrar mais uma vez que “a maior manifestação de sempre” anunciada pela segunda vez pelo partido Chega, terá, como foi o caso em Évora em Setembro de 2019, a maior resistência antifascista de sempre !

Apelamos a que no dia 25 de Abril, cada cidadão, cada democrata, cada amante da liberdade, esteja ao nosso lado frente à Assembleia da República para dizer mais uma vez : Fascismo nunca mais !

União Antifascista Portuguesa

Subscrevem a este apelo:
ABC Antifascista;
Action Antifasciste Liégeoise;
Ação Antifascista Porto Alegre e região ( Porto Alegre , Brasil );
ADAF – Ação Direta Antifascista ( Rio de Janeiro , Brasil );
Alternative International Movement;
Amizade Portugal-Galiza;
Antifascistas de Londrina (PR – BR);
As Ameixas da Ría (Ação direta feminista e lgbtqi de Vigo, Galiza);
As Ghatas Salvaxes (Colectivo Acción Artística, Vigo) Antialienação Global;
Antifa Bulgária;
Antifa Internacional;
Antifa Kids-Club Rote Strolche;
Antifa Network – Europe;
Antifa Portland;
Antifa Squads;
Apologia – banda hardcore proletária da Galiza;
http://Blokbuster.be ( Belgica );
Coletivo Ação Direta São Paulo;
Coletivo Coringão Antifa; Coletivo Tricolor Antifa (Brasil);
Coordenadora Antifascista Vigo-Pontevedra;
Coordenadora Centros Sociais do Sudoeste da Galiza;
C.S.A. a Cova Dos Ratos;
Dywizjon 161 (Reino-Unido);
Eugene Antifa;
Força Online Interativa Comunista Especial- Projeto FOICE;
Genève Multiculturelle – Genève Antifasciste;
Grémio Antifascista (RS – Brasil);
IWW – Industrial Workers of the World;
Jeune Garde Montréal;
Jovens Pela Democracia – São Paulo (Brasil);
London Anti-Fascist Assembly;
Movimento Antifascista do Porto (Portugal);
Movimento Antifa MT (Mato Grosso – Brasil);
Movimento Coralinas, Pernambuco (BR);
Núcleo Antifascista de Santa Maria da Feira (Portugal);
Plataforma Antifascista ( Brasil );
Plataforma Antifascista Lisboa e Vale do Tejo(Portugal);
RASH CE (Ceará);
RASH São Paulo;
Revolutionary Front – England;
Rose City Antifa;
Sare Antifaxista ( Euskal Herria – País Basco);
SHARP Montréal;
União Antifascista Portuguesa;

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Apoiantes de Lula da Silva marcam manifestação de apoio ao Presidente do Brasil no dia 25 de Abril em frente da Assembleia

André Ventura quer condenar Lula pela proximidade com a Rússia mas convidou Bolsonaro que tinha uma relação excelente com Putin

André Ventura pode ser condenado a 2 anos de prisão se chamar Bandido a Lula da Silva quando o Presidente do Brasil estiver em Portugal

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.