Cheganos Oficiais, Pedro Frazão

Vice-presidente do Chega que nunca se retrata e mantém as suas Fake News questiona se os jornalistas não se retratam

Pedro Frazão, Vice-presidente do Chega condenado no Tribunal de Cascais por Fake News contra Francisco Louçã e que está a ser julgado no Tribunal de Lisboa por difamação contra José Manuel Pureza, fez um vídeo a acusar 2 jornalistas de terem partilhado Fake News e a questionar se iam retratar-se. Ao contrário do que o vereador do partido de André Ventura em Oeiras faz, os jornalistas retrataram-se, pois o “bom jornalismo comete erros. Um mentiroso nunca falha”.
Pedro Frazão já foi apanhado mais de 20 vezes a faltar à verdade pelo Polígrafo, mas nunca se retratou e em muitos casos manteve as publicações, como é o caso da sua mais recente promoção da xenofobia à conta das Fake News.
No dia 25 de janeiro a Lusa Verifica confirmou que o vídeo que Pedro Frazão publicou onde mostra um imigrante a afiar uma faca no metro era falso, no entanto uma semana depois, e já depois da SIC Verifica ter feito o mesmo fact-checking, o Vice-presidente do Chega não se retratou e mantém a publicação, como se não fosse nada com ele.
Já as publicações falsas (SIC Verifica) que fez com o título “Maçonaria apela ao voto em Seguro, onde acusou António José Seguro de ser o “candidato do sistema, dos negócios, dos esquemas, das lojas, dos arranjinhos de bastidores”, apagou-as depois de serem verificadas, mas não se retratou.
Pedro Frazão publicou ontem um vídeo onde questiona se os jornalistas Filipe Santos Costa e Miguel Carvalho se vão retratar nas partilhas que fizeram de uma fotografia publicada pelo jornal Púbico onde fica a ideia que uma bombeira de Braga recusa o aperto de mão a André Ventura, essa foto foi partilhada nas redes sociais (não a nossa página). As publicações foram desmentidas pelas páginas de verificação da Lusa Verifica e Observador.
Pedro Frazão escreveu na mensagem que acompanha o vídeo:

A verificação dos factos foi clara: a bombeira apertou a mão a André Ventura. Não houve recusa, houve respeito.
Mesmo assim, Filipe Santos Costa e Miguel Carvalho preferiram aplaudir uma fotografia descontextualizada, porque a mentira servia a narrativa. Activismo disfarçado de jornalismo.
Os mesmos que falam de desinformação foram os primeiros a espalhá-la. A verdade veio ao de cima e deixou-os expostos.
#CHEGA #Ventura #JornalismoMilitante #Desinformação #Hipocrisia 🇵🇹🔥

Miguel Carvalho retratou-se e respondeu a Pedro Frazão com fotos de várias Fake News publicada pelo deputado do Chega:

PEDRO FRAZÃO ESTÁ PREOCUPADO COM A VERDADE?! 😳
Uma fotografia de AV a estender a mão a uma bombeira que aparentemente lhe recusara o cumprimento revelou-se parcial, pois o “passou bem” acabou por existir. Não foi um bom momento para o jornalismo. Muitos de nós partilharam-na e erraram ao fazê-lo. O bom jornalismo comete erros. Um mentiroso nunca falha.
O episódio deu azo a mais um vídeo circense do deputado Pedro Frazão, que decidiu incluir-me na campanha de desinformação contra o CH, mais de um mês depois de me ter enviado um postal de Natal por Whatsapp. Vindo de Frazão, a piada faz-se sozinha.
A boa notícia é que o deputado das fake news, do imigrante a afiar a faca que, afinal, não era de cá, já condenado por difamação e banido das redes sociais por mais de uma vez (entre outras diatribes), está, finalmente, preocupado com a verdade, o que é naturalmente de saudar, uma vez que as suas redes sociais tresandam.
Mas essa não é a única diferença entre quem, errando, procura a verdade dos factos, e quem, falseando uma e outra vez, continua a divertir-se na terra do nunca e das realidades paralelas. A diferença é que, mesmo errando, o Público será sempre um grande jornal, íntegro e credível, com profissionais ao mesmo nível. Ao contrário, o dr. Frazão terá sempre dificuldades em encontrar a porta dos factos. É um género que não lhe assiste, pois em matéria de falsidades ele gosta é do seu armário.
Agora que descobriu a verdade – ou ela foi ter com ele, não sei – confesso-me preocupado com a sua saúde. Estará o dr. Frazão a sentir-se bem? Não notou nada de estranho? Uma indisposição, talvez? Agora deu-lhe para a Verdade? Enfim, pode ser perigoso: o partido não está habituado e o chefe também não pratica muitas vezes…
O melhor mesmo é o senhor deputado descansar em família e benzer-se de vez em quando. Isto de vida dupla de deputado, a surfar entre mentiras e verdades, é capaz de ser arriscado…

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Vice-Presidente do Chega não se preocupa com a credibilidade e publicou a foto falsa um dia depois de ser desmentida

André Ventura foi apanhado 7 vezes a mentir no debate com António José Seguro

Vice do Chega condenado por Fake News publica foto de “menor” para promover a Transfobia mas é desmentido pelo próprio


facebook . com/ reel/ 25652628661025394 bombeira
reel/ 1366365368856603/ faca
facebook . com/ psfrazao/ posts/ pfbid0ArzQmZ9Kv6GdvKuwJ9y648zEdLJzNCmsrSahuZUTGAAsRLxDvzMzpz2mUARiQ6Fbl/ MAÇONARIA apagado
x . com / Pedro_Frazao_/ status/ 2016225721236987952?s=20
facebook . com/ miguel . carvalho . 3705/ posts/ pfbid038NW8wkC4yt5TQxqW5wCYxMurf8Y3qDa63yLUAktHB2QaPoVtHXAwcsviiQpfCrhRl

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.