Cheganos Oficiais, Elsa Anjos Abreu, Manuel José Rego Moreira

Único autarca eleito pelo Chega em Viana do Castelo confirma que passou a independente e Distrital acusa-o de ser “oportunista político”

Manuel Moreira, único autarca do Chega eleito em Viana do Castelo, confirma que passou a deputado independente, depois de retirada confiança política por parte da Comissão Política Distrital de Viana do Castelo do partido de André Ventura.
O cabeça-de-lista pelo Chega em Viana nas últimas Legislativas reagiu em comunicado enviado à imprensa onde assume “profunda tristeza” por abandonar as funções num partido onde “vestiu a camisola, tanto na sua defesa como no apoio, quer logístico, quer financeiro”.
Segundo o jornal O Minho, Manuel Moreira aponta o dedo a militantes do Porto a quem acusa de terem tomado a distrital e refere que os fundadores da comissão concelhia do Chega foram abandonados à sorte, humilhados e perseguidos, sem que a direção nacional se pronunciasse.
O deputado na Assembleia Municipal de Viana do Castelo diz que ninguém da distrital o informou da retirada de confiança, que apenas soube “por terceiros”, e que foi posto em prática um “plano de perseguição pessoal e política” levada a cabo pelos novos eleitos na comissão distrital, que só não aconteceu mais cedo porque, alega, precisavam do deputado para “financiar e trabalhar a campanha e assegurar votos para a lista que os elegeu”.
A Distrital do Chega de Viana do Castelo, liderada por Elsa Anjos Abreu, reagiu no Facebook e acusa o ex-autarca do Chega de ser um “oportunista político” e que o “Chega não conta com “Cavalos de Tróia”:

DIREITO DE RESPOSTA AO DEPUTADO INDEPENDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO, SR. MANUEL MOREIRA
A propósito do noticiário difundido por vários órgãos de Comunicação Social, sobre a retirada de confiança política ao Deputado Municipal, Sr. Manuel Moreira.
É falso que a Comissão Política Distrital do Chega Viana do Castelo, doravante designada por CPD, não tenha informado o Sr. Deputado da intenção formalizada de “retirada de confiança política”.
Como refere o Sr. Deputado a um suposto órgão de comunicação social digital – analista.pt – “Não vi emails e soube por um telefonema do presidente da Câmara a informar-me da decisão”. Pela afirmação, o Sr. Deputado confirma que, a posteriori, viu o email enviado pela Comissão Política Distrital, mas muito grave, confirma que teve conhecimento através de um telefonema do Sr. Presidente da Câmara de Viana do Castelo.
Ora, não é função de um Presidente da Câmara estar a informar, oficialmente, Deputados Municipais sobre assuntos da natureza supracitada. Tal facto, revela o grau de promiscuidade pessoal e política, entretanto constatada, entre o Sr. Presidente da Câmara, do Partido Socialista, Luís Nobre e o Sr. Deputado Manuel Moreira, supostamente, do Partido CHEGA. Factualmente, como se pode verificar das Actas da Assembleia Municipal, até à reunião da dita Assembleia de 16 de Dezembro, o Sr. Deputado esteve sempre alinhado com as pretensões do Executivo Socialista, apesar da oposição da Comissão Política Distrital do Chega Viana do Castelo. Com este alinhamento, o Sr. Deputado tem lesado, intencionalmente, os interesses do Vianenses que no Chega votaram para a sua eleição.
Num ano e meio de mandato, apesar de terem sido potenciadas todas as condições ao Sr. Deputado, com a criação de um órgão consultivo distrital – G.A.A.D. Gabinete de Apoio Autárquico Distrital -, pela CPD, o Sr. Deputado, pura e simplesmente, o ignorou e nunca fez uma intervenção política na referida Assembleia, nunca apresentou um projecto e nunca prestou contas à tutela Distrital da sua acção. Antes pelo contrário, cedeu sempre os seus tempos de intervenção e passou informações, a outras forças políticas, dos temas locais, desenvolvidos pela CPD.
Por “incompatibilidade política”, demitiu-se da CPD. Se calhar a única verdade neste imbróglio. O Sr. Deputado não é do Chega, mas antes um “oportunista político” que viu no Chega, uma possibilidade de “carreirismo”, optando por estar bem com “Deus e o Diabo”.
O Sr. Deputado, sendo um logro na mobilização de militância no Partido e de simpatizantes, num acto de desespero, dispara em todas as direcções, revelando uma ignorância total sobre os Estatutos, Regulamentos, funcionamento dos órgãos internos do Partido Chega, dos seus princípios e do programa político.
Desrespeita os membros dos órgãos nacionais e locais, e acima de tudo, a força política, liderada, superiormente, por André Ventura, que será Governo de Portugal.
Desejamos ao Sr. Deputado as maiores felicidades pessoais e profissionais. Quanto à Política, desejamos que se afaste, pois não lhe vislumbramos qualquer futuro na defesa dos interesses do Vianenses, ou de quaisquer outros meritíssimos cidadãos de Portugal.
Não é como afirma o “Minho Digital”, “Deputado do Chega em Viana do Castelo bate com a porta a André Ventura”; deve ser lido e assimilado que o “Chega não conta com “Cavalos de Tróia”.
A Comissão Política Distrital do Chega Viana do Castelo
Viana do Castelo, 4 de Abril de 2023

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Distrital do Chega de Viana do Castelo retirou a confiança política ao único autarca do partido nesse distrito

Autarca do Chega de Vila Verde diz que foi ameaçado por deputado do partido e pediu a desfiliação

Distrital e Autarca único do Chega em Viana do Castelo trocam acusações nas redes sociais


facebook . com / distritalvianacastelo / posts / pfbid02SL19uVRBP39RKfe6UaGvRicsB6n2W2m6uSSi9CQMSNg69nmS1Xtwos5ikmravbFNl

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.