Cheganos Oficiais, Israel Pontes

Rádio Metropolitana Porto acusa candidato do Chega a Matosinhos de ameaças e insultos por causa de nova acusação de candidatos repetidos

A Rádio Metropolitana Porto, repudia em comunicado, as ameaças e insultos para com o seu Diretor Geral, proferidas esta sexta-feira telefonicamente pelo candidato do Chega à Câmara Municipal de Matosinhos, Sr. Israel Pontes.
Em causa está a notícia da Rádio que avançou que o Tribunal notificou candidaturas autárquicas para irregularidades nas listas de Matosinhos, com a possibilidade dos candidatos apresentados pelo Chega poderem estar integrados também em outros municípios, à semelhança do que noticiou o Jornal de Notícias, com as candidaturas de Valpaços e Chaves.

COMUNICADO DA DIREÇÃO
CHEGA de ameaças aos jornalistas e profissionais da comunicação social!!!
A Direção da Rádio Metropolitana Porto (RMP) vem publicamente, repudiar veementemente as ameaças e insultos para com o seu Diretor Geral, proferidas esta sexta-feira telefonicamente pelo candidato do CHEGA à Câmara Municipal de Matosinhos, Sr. Israel Pontes.
A Direção da RMP reitera na integra o conteúdo da notícia publicada esta sexta-feira com o título ” MATOSINHOS – Tribunal notifica candidaturas autárquicas para irregularidades nas listas”, notícia essa sustentada em fontes nela referida.
Sublinha ainda a Direção da RMP, que situações como a que se passou esta sexta-feira constituem um crime público e são ofensivas e limitativas de direitos previstos na Constituição: o direito de um jornalista ou equiparado a trabalhar em Liberdade e sem condicionalismos e, por consequência, o direito a cada cidadão a ser informado, conforme o artº19 de estatuto de jornalista.
As ameaças a um jornalista ou equiparado com carteira profissional, no exercício da sua atividade é inadmissível, injustificável e repudiável a todos os níveis.
A Direção da RMP é da opinião que ameaças como aquelas, vindas de um candidato e putativo eleito a cargo político, não devem ser tratadas como se fosse um episódio normal, igual a tantos outros. Pelo contrário, a Direção da Rádio Metropolitana Porto considera que as ameaças, tem ainda o único propósito de condicionar a publicação do seu trabalho.
É por isso intolerável e revela um desrespeito inadmissível na pessoa do Sr. Israel Pontes, em relação à atividade jornalística. Mostram, ainda, uma grosseira distorção do comportamento de quem concorre democraticamente a um cargo público sufragada em urna, que, ao invés de zelar pela liberdade de imprensa, vale-se de ameaças – um ato essencialmente cobarde – para tentar travar um órgão de comunicação social que cumpre o seu inalienável papel de informar.
Infelizmente, pressões, ameaças físicas, insultos e agressões a jornalistas são uma realidade recorrente. É por isso imperativo acabar com este clima inaceitável de intimidação a profissionais da comunicação social.
A Rádio Metropolitana Porto, a sua Direção e colaboradores, não se deixam intimidar por ameaças ou qualquer outro tipo de comportamento que tenham como objetivo condicionar o seu trabalho de rigor e verdade nas informações que prestam aos seus seguidores/ouvintes.
A Direção da Rádio Metropolitana do Porto e o próprio lesado, por considerem que este episódio lamentável configura um crime público, irão agir em conformidade apresentando queixa à CCPJ e ás autoridades judiciárias competentes .
A Direção da RMP
06/08/2021

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Suspeitas de violação da lei eleitoral das candidaturas do Chega? Nomes de Valpaços repetidos em Chaves

Mais de 80% dos candidatos do Chega à Câmara de Celorico de Basto reside a mais de 85 Kms de distância

Demitido do Chega da Póvoa do Varzim, acusado de ser “escumalha” que atacou Distrital do Porto, agora lidera lista do Chega a Celorico de Basto

Partilhe

Leave a Reply