Bellingcat, portal internacional de jornalismo de investigação com sede na Holanda, especializado em verificação de fatos e inteligência, em colaboração com o jornal Expresso, analisaram quatro “notícias” divulgadas por André Ventura, e não têm dúvidas que as mesmas foram originalmente lançadas pelo líder do Chega na rede social X (ex-Twitter), e só posteriormente foram disseminadas por outras pessoas.
O Folha Nacional, jornal do partido de extrema direita, pulicou 3 das 4 “notícias” na mesma rede social mas sem o grafismo adulterado, para dar a entender que tinham sido publicadas pelo jornal Público ou pela Rádio Renascença.
A “notícia” com o título “Milhares de inscritos na JMJ desaparecidos. ‘Imigração ilegal’ diz especialista” não chegou a ser publicada pelo jornal do Chega ou por qualquer outro meio de comunicação social.
O Expresso avança também que a ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que está a apreciar uma queixa contra o Chega, pelo facto de ter divulgado notícias falsas nas redes sociais com o grafismo clonado do Público e da Renascença, tem o Folha Nacional também sobre investigação pelo facto do jornal do Chega não ter entregado as informações sobre dados financeiros do exercício de 2022, nomes das pessoas que integram os órgãos sociais e identificação do responsável editorial, o que poderá levar a instauração de um processo de contraordenação.
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply