A página oficial do Chega Açores divulgou uma sondagem no Facebook atribuída à Intercampus que não é verdadeira. O Polígrafo da SIC fez o fact-check e não tem dúvidas que a última sondagem partilhada nessa página, no dia 27 de novembro, com o partido de André Ventura a conseguir 9,2% dos votos na Região Autónoma dos Açores, é falsa.
António Salvador, diretor geral da Intercampus, confirmou ao primeiro jornal português de fact-checking que a sondagem é “Completamente falsa. Não fizemos qualquer sondagem nos Açores em novembro… É uma situação desagradável e, aliás, não é a primeira vez que acontece”.
Na imagem publicada pelo órgão regional liderado pelo vice-presidente do partido de extrema-direita, José Pacheco, é atribuída a sondagem à Intercampus com base numa análise nacional da Intracampos (página no twitter que faz análise de sondagens).
Página oficial do Chega partilhou a imagem com a suposta sondagem e escreveu:
OS AÇORIANOS RECONHECEM QUE O CHEGA ESTÁ DO LADO DO POVO
O CHEGA afirma-se, cada vez mais, como a terceira força política nos Açores. É o reconhecimento do nosso trabalho, da nossa luta constante, contra tudo e contra todos, sempre ao lado das pessoas.
Ninguém nos pára, ninguém nos cala, somos CHEGA!
PODE QUERER VER TAMBÉM: |
|
Leave a Reply