Mentiras do Chega, Últimas Notícias

Fact-check ao CMTV: António Costa tem Conta à Ordem mas não é obrigado a declarar ao TC

Fact-check ao Correio da Manhã e à foto largamente difundida nas páginas do Chega: Afinal António Costa tem Conta à Ordem mas não é obrigado a declarar ao Tribunal Constitucional!
O Correio da Manhã TV, canal de televisão que promoveu vários Cheganos para a política, publicou no passado dia 15 de maio, uma notícia assinada por Débora Carvalho, que avançava que António Costa não declarou nos rendimentos que apresentou no Tribunal Constitucional nenhuma conta bancária à ordem. A mesma notícia revelava que o secretário-geral do PS e primeiro-ministro declarou apenas ser o terceiro titular de um depósito a prazo, no valor de 100 mil euros, cujos primeiros titulares são Maria Antónia Palla e Carmo, sua mãe, e Manuel Pedroso Marques.
Essa notícia e essa foto foram largamente difundida pelas páginas associadas ao Chega e André Ventura “correu” para a imprensa para pedir explicações ao primeiro-ministro, sobre a situação “caricata” de não ter declarada nenhuma conta à ordem.
Mas a Verdade é que António Costa tem uma Conta à Ordem, com direito a um cartão bancário, e só a não indicou ao Tribunal Constitucional, porque não é o obrigado a fazer se essa conta apresentar um saldo inferior a 50 salários mínimos nacionais.
Dias depois, o gabinete do primeiro-ministro respondeu ao Jornal Observador que o Primeiro Ministro “tem conta bancária à ordem com saldo inferior a 50 salários mínimos (33.250 euros, a valores de 2021), pelo que, como decorre da lei, não tem de ser declarada ao Tribunal Constitucional”.
Ao que parece o Polígrafo da SIC devia era fazer um Fact-check ao Correio da Manhã, pois a notícia partiu desse jornal, mas parece ser mais fácil fazer um Fact-check a uma foto partilhada nas Redes Sociais.

Leave a Reply

Cheganos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.