Amigos dos Cheganos, Ana Rita Cavaco

Bastonária dos Enfermeiros e amiga de André Ventura foi acusada de 2 Crimes de falsificação de documentos e 2 de peculato

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que foi notícia em 2020, numa altura em que ainda não havia ministros do PS a irem a congressos do partido de extrema-direita, por ter ido “dar um beijo de amiga” a André Ventura na Convenção do Chega, apesar de manter a sua militância no PSD, é agora notícia na imprensa por causa de ter sido acusada pelo Ministério Público de dois crimes de falsificação de documentos e outros dois de peculato devido à criação de um suposto esquema de quilómetros forjados usados para receber um subsídio de função, que não existia na altura dos factos, durante o ano de 2016.
Ana Rita Cavaco está entre os 18 dirigentes, ex-dirigentes e assessores da Ordem dos Enfermeiros acusados pela procuradora Helena Almeida de se terem apropriado de 61.298,92 euros “a que sabiam não ter direito”.
Segundo as conclusões de uma sindicância da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) enviada ao Ministério Público, a bastonária recebeu 3265, 3366 e 3984 euros nos meses de junho, agosto e setembro de 2016, no total de 10.631,16 euros, o que equivale a mais de 400 quilómetros por dia nos meses de junho e agosto e 498 km por dia no mês de setembro.
Ana Rita Cavaco declarou ter feito as viagens Lisboa – Beja – Lisboa e Figueira da Foz – Lisboa num dia em que apresentou uma fatura de um jantar na Grelha Dom Feijão, em Lisboa, segundo a acusação.
A situação foi assumida pela própria bastonária que numa publicação na sua conta oficial no Facebook nega qualquer má prática:

Faz precisamente hoje sete anos, que tomei posse a primeira vez. Nestes 7 anos, eu e o
meu conselho diretivo fomos alvo de sindicâncias políticas e denúncias anónimas, reportagens difamatórias e uma investigação onde estávamos indiciados de tudo: despesas de representação indevidas, subsídio de almoço indevido, aluguer de casas indevido, subsídios indevidos de função, vencimentos indevidos e todos os quilómetros efectuados em 2016 indevidos. Até houve uma alma que decidiu pôr numa reportagem que pagava o ginásio com o dinheiro da OE. Nunca, nunca o fiz. Ao contrário, dei do meu bolso milhares de euros a Enfermeiros individualmente. É meu e faço o que quero com o meu dinheiro.
Passados sete anos de investigações, repito, sete anos de investigações, o MP concluiu que recebi indevidamente 10 mil euros por quilómetros, inclusivamente justificando que estaria fora do País quando o meu bilhete de avião prova o contrário.
Tudo o resto foi arquivado. Repito, ARQUIVADO! Para quem andava aí a ladrar que me vestia com o dinheiro da OE.
Durante 7 anos, geri 70 milhões de euros. O MP acusa-me de ter recebido 10 mil euros por quilómetros que acredita que não fiz e fiz! Percorri este país de ponta a ponta, conforme os enfermeiros podem confirmar. Eu sei, melhor que ninguém, que neste País não fica bem ver uma Bastonária na rua junto dos seus, mas é onde sempre disse que estaria e irei continuar.
Por acaso no dia da foto fui a pé mas vou de carro até ao fim do mundo pelos meus!
Continuo a viver na Graça, tenho os mesmos carros e o mesmo cão.
Se a ideia é vergar-me agora, logo agora a finalizar o segundo mandato daqui a 11 meses, desistam!
Eu e a minha equipa estaremos na estrada, a fazer todos os quilómetros que forem precisos para que todas as lutas que travei nos últimos 7 anos, pela dignidade dos enfermeiros, não tenham sido em vão.
A maçonaria tem muita gente boa mas também muitos merdosos que nos tentaram extorquir dinheiro. O único avental que uso é na cozinha, adoro cozinhar, como o meu Pai.
Nasci livre e assim partirei um dia, espero que daqui a muitos anos, porque no final do filme a gente morre mesmo #semperfi #OrgulhosamenteEnfermeira #paratrasnuncamais

PODE QUERER VER TAMBÉM:

Quem é Tiago Sousa Dias? Ex-Partido Aliança e ex-Secretário Geral do Chega

André Ventura prestou “sentida homenagem” a camionista que liderou o bloqueio da Ponte 25 de Abril e foi condenado por Tráfico de Droga Agravado

Militante do Chega Oeiras processa o partido de André Ventura por dívida e acusa candidatos a deputados de serem “gente de má-fé”


facebook . com / ana.r.cavaco1/ posts/ pfbid0KQQMgfCvJvkBWG6pyoFbFHrsgSLteUYMBpb9k2Cde8PbStzucq9hmAanqdC3DjG9l

Leave a Reply